terça-feira, 31 de março de 2009

Provinha Brasil é aplicada na Escola Municipal Professor Dubas


Na foto a Diretora da Escola, Professora Francisca Alcindo de Melo Pinheiro e a Professora Francisca Geanne exibem o caderno do Provinha Brasil


Crianças respondem com atenção a Provinha Brasil

segunda-feira, 30 de março de 2009

EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO


Sem dúvida, o caminho da educação, e não só aquele ligado a conjuntura especificamente escolar, é a porta mais propícia para o que podemos chamar de humanização do homem. Através da educação, é possível transformar a sociedade para que se torne, dia-a-dia, mais justa, digna, solidária, democrática, libertadora e ética.
Nessa direção, devemos contribuir para a conscientização das pessoas da necessidade de se promover relações sociais mais legitimamente humanas, levando em conta ser indispensável à ruptura com modelos fatalistas, dominantes e genocidas que fomentam o desrespeito ao ser humano, às suas diferenças, às suas crenças e sentimentos.
Por isso ser fundamental um comprometimento maior de todos para com a valorização da espécie humana, enquanto ser dialógico, pensante, ontológico e culturalmente constituído. Nisso requer um saber ético, social e antropológico que lida com as diferenças como elemento enriquecedor da sociedade e não como perigo ou ameaça às minhas escolhas ou às preferências de meu grupo.
Evidentemente, no processo de ensino-aprendizagem temos exemplos vivos da verdadeira formação das pessoas para o bem, para as boas práticas, para a disponibilidade ao dialogismo, à vontade de verdade.
Até porque, a prática de ensinar e aprender, favorece a abertura para à diversidade e a disposição de conhecer, experimentar, gerando a curiosidade, a dúvida, a busca, o sonho, a esperança, os anseios. Nesse diálogo das pessoas com o mundo e vice-versa, Paulo Freire apóia fortemente a concepção de que a natureza do homem não é completamente inata, já que nas práticas sociais o indivíduo se torna um ser no mundo, e nessa relação constrói sentidos para sua vida.
E é exatamente isso a mola propulsora da vida, da aprendizagem, da procura, do inesperado, da necessidade de saber lidar com situações novas, no propósito de realizar desejos e planos até ousados, na utopia pela criação de um mundo justo e fraterno.
Entretanto, sabemos que o homem, por muitas vezes, gera ações desumanas, perversas e destruidoras que o desvia de sua vocação humanística. Mas, o projeto de Freire e de tantos outros, aí incluindo o papel fundamental dos educadores, é de humanizar cada vez mais o mundo que vivemos, dizer não a intolerância, às culturas de opressão e de negação das diversidades, como aconteceu na colonização da América, da África e parte da Ásia pelo preceitos eurocentristas e como ocorre hoje com grupos negros, homossexuais, por exemplo.
Todos esses inconvenientes histórico-sociais, nos dias atuais, são bastante discutidos e questionados, com o intuito de promover “um humanismo libertador, dialógico, criativo e, acima de tudo, ético, que somente poderá ser construído por meio de uma síntese integradora da multiplicidade dos povos” (ZITKOSKI, 2006, p.67).
Em favorecimento disso, vivemos uma época que não só dialoga sobre as injustiças sociais como também se organiza contra elas, na busca pela contenção de seus efeitos negativos. E como “seres condicionados mas não determinados” (FREIRE, 1996, p.19), temos em nossa capacidade transformativa e crítica a chance de melhorar o mundo. Sejamos nós também exemplos vivos para o fim da opressão e dos oprimidos. Nessa luta, o papel dos educadores é central, já que são eles que indicam os caminhos, apontam (pelo ofício) as situações-limites, propõem a leitura de mundo, formam parte do corpo crítico dos alunos e colaboram na formação ético-social de pessoas que atuam e terão a missão de agir, relacionar-se e transformar a sociedade e o mundo em que vivemos.
* Artigo de autoria de Antonio Roberto Fernandes.
Secretário de Educação e Diretora do Centro de Ensino Rural reúnem Diretoras das Escolas Rurais e Merendeiras para falar sobre MERENDA ESCOLAR

Observação: Em breve matéria sobre essa ação.



quinta-feira, 26 de março de 2009

PROVINHA BRASIL é aplicada nas escolas da zona rural


A equipe técnico pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Centro de Ensino Rural “Ana Emerique”, visitou as Unidades de Ensino da zona rural nos dias 24 e 25 de março próximo passado, com o objetivo de aplicar a PROVINHA BRASIL “Teste 01” / Primeiro Semestre – 2009.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação elaborado para auxiliar professores e gestores a melhorarem os níveis de alfabetização, alcançados por seus alunos, objetivando realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças após um ano de estudos, de maneira que as informações resultantes, passam apoiar o trabalho do professor.

A Provinha Brasil foi realizada com 100% dos alunos do 2º ano da zona rural a exemplo da Unidade de Ensino VII Osório Bezerra de Sousa da comunidade de Pitombeira, nesse município.

Vejamos algumas fotos:



Na foto professora Raimunda Maria de Oliveira Almeida com os alunos da Unidade de Ensino VII Osório Bezerra de Souza.




Alunos da Unidade de Ensino VII Osório Bezerra de Souza respondendo a Provinha Brasil.

sábado, 21 de março de 2009


Escolas receberão Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 18, que o MEC vai distribuir exemplares do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) a todas as escolas públicas brasileiras. “O trabalho de disseminação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa nas salas de aula começa agora com o lançamento do VOLP, ou haveria insegurança quanto à aplicação de várias palavras”, explicou o ministro.
O anúncio foi feito durante a entrega simbólica dos primeiros exemplares do novo vocabulário, pelo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, aos ministros Fernando Haddad, Luiz Dulci (da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Juca Ferreira (da Cultura), no Palácio do Planalto.
O ministro Fernando Haddad lembrou também que as regras do acordo ortográfico já foram claramente divulgadas com promulgação dos decretos, em setembro do ano passado. Desde então, o Ministério da Educação já planejava produzir materiais de apoio para ajudar os professores, mas, sem a segurança de um documento como o VOLP, “estaríamos arriscados a jogar dinheiro público fora, caso precisássemos refazer o material. Agora, temos a segurança de um material elaborado pelos guardiões da língua portuguesa – os imortais da ABL”, disse Haddad.
O lançamento oficial do VOLP será realizado nesta quinta-feira, 19, às 17h30, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Com 976 páginas e 349.737 vocábulos, o VOLP incorpora as novas normas estabelecidas pelo acordo ortográfico de 1990, regulamentado no Brasil por força de
decretos assinados pelo presidente Lula na ABL, no dia 29 de setembro de 2008, e já em vigor desde 1º de janeiro deste ano.
O encontro em Brasília contou também com a presença do acadêmico Evanildo Bechara, responsável pela organização da obra e coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL – integrada por ele e pelos acadêmicos Eduardo Portella e Alfredo Bosi.
Luciana Yonekawa

terça-feira, 17 de março de 2009

Programa Compra Direta incentiva a Agricultura Familiar e, ajuda a enriquecer a MERENDA ESCOLAR das escolas de Luís Gomes - RN
Veja matéria e fotos da entrega dos produtos aos diretores de escola e PETI, acessando:http://prefeituradeluisgomes.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de março de 2009

Secretaria de Educação inicia trabalho em prol da correção de fluxo

A Administração Municipal – “O progresso continua”, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto iniciou essa semana por meio do MEC/FNDE e Instituto Ayrton Senna um grande projeto de correção de fluxo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de toda a rede municipal urbana, haja vista que a situação atual do país aponta um cenário de 33,2 milhões de crianças matriculadas, sendo que 27% repetem e/ou evadem da escola a cada ano, o que significa 8,9 milhões de crianças com um futuro comprometido e, o panorama municipal também apresenta números preocupantes, o que fez com o Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, assinasse no último dia 11 de março Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ayrton Senna para através da metodologia dos programas ACELERA BRASIL e SE LIGA alfabetizar os que ainda não estão de fato e de direito alfabetizado e corrigir a distorção idade/série.

Para tanto a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto já está em campo, conscientizando a equipe gestora da escola e, hoje, iniciou a aplicação do Teste Diagnóstico de Alfabetização com todos os alunos do 2º ao 5º ano, visando identificar os que não estão alfabetizados, para a partir daí conhecer o universo do SE LIGA. O universo do ACELERA BRASIL será identificado após a análise de todo o elemento de matrícula e, será constituído por alunos que está há mais de dois anos numa mesma série.

O SE LIGA e o ACELERA BRASIL reúnem um conjunto de princípios, metodologias educacionais, técnicas, práticas, processos e materiais pedagógicos pensados e planejados para ampliar as oportunidades de desenvolvimento de alunos. Esses programas se apóiam a partir dos quatro pilares da educação, definidos pela UNESCO.

Para a boa execução desses programas toda a equipe da escola envolvida nos programas será treinada pela equipe do Instituto Ayrton Senna, sendo as turmas formadas com no máximo 25 alunos e, para cada oito turmas um supervisor, além do coordenador municipal que tem como incumbência acompanhar in loco o desenrolar dos programas, que no final do ano passarão por uma avaliação externa.

Acredita-se que essa ação-processo desencadeada pelos programas já mencionados irá fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que possamos garantir as crianças e jovens não apenas acesso e permanência, mas aprendizagem.

sábado, 7 de março de 2009

Mulheres: o ápice da criação.

O dia Internacional da Mulher é festejado neste domingo, 08 de março, suscitando importantes debates na sociedade.

A Administração Municipal “O progresso continua”, se irmana a esse sentimento, homenageando as mulheres luisgomenses de todos os segmentos representativos de nossa sociedade, convicta que fará a sua parte, lutando para assegurar os seus direitos.

Na verdade, compartilhamos com vocês, mulheres aguerridas, a luta diária pela sobrevivência no sentido de um futuro melhor. Compartilhamos com vocês mulheres, não só as alegrias sonhadas, mas o sentimento de frustração por ver a cada dia, inúmeros casos de abuso sexual, de descriminação e da violência no próprio lar, ser mostrados nos mais diversos meios de comunicação.

O que podemos comemorar? As lágrimas que secaram na face por que ninguém as percebeu? Ou as marcas no corpo que o mundo inteiro percebe? Melhor comemorar o símbolo: As mulheres do sertão, as mulheres da periferia urbana, as mulheres trabalhadoras e funcionárias, as mulheres educadoras da escola e do lar, mulheres que tem se destacado na política, no comércio, na ação social, mulheres do campo, mulheres médicas ... todas as mulheres. Reconhecemos a importância de cada uma, para o crescimento e desenvolvimento do nosso município. Vocês, nos ajudam dia-a-dia a construir um município mais justo para todos e, nos dão com sua singularidade e afetividade, razões para está e continuar nessa luta em prol de um ideal coletivo: o bem estar de todos e para todos.

Não devemos apenas oferecer-lhes flores, nem nos perdermos no vazio de palavras ilusórias. As flores murcham. As palavras passam. Mas a ação concreta permanece. E, aqui reafirmamos que a Administração Municipal - “O progresso continua” será guardiã na defesa de cada uma de vocês.

Parabéns Mulheres! A História haverá de reconhecer essa luta.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Prefeito de Luís Gomes empossa os concursados e comissionados

No destaque Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, e seus secretários.

Concursados convocados e comissionados prestigiaram a concorrida solenidade de posse.

Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, fala aos presentes e pede que cada um faça a sua parte para o progresso e bem estar de todos.


Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, conclui a solenidade com a assinatura e entrega da portaria e termo de posse de uma das concursadas.

Observação: Fotos de Nilberto Fonseca.

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