segunda-feira, 1 de março de 2010

Professores são beneficiados com ação de Alfabetização Digital


Segundo a enciclopédia Wikipédia, a alfabetização digital é a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindível aos programas de inclusão digital. Através da alfabetização digital a criança ou o adulto toma conhecimento das possibilidades fornecidas pelo mundo cibernético. A alfabetização visa capacitar o indivíduo ao uso de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na Internet, aprender a encontrar e aplicar o que deseja ou precisa.


Foi considerando o exposto e sabendo da realidade local que no ensejo da realização da Semana Pedagógica de 2010 a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, anunciou aos professores a parceria estabelecida com a Escola de Inclusão Digital e Cidadania “Júlio Germano da Silveira” para possibilitar a oferta da Alfabetização Digital aos professores de toda rede municipal.


Durante boa parte dos meses de janeiro e fevereiro as inscrições foram realizadas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e, no último dia 25 de fevereiro as aulas começaram, beneficiando cerca de 40 professores, com dois encontros semanais. Para viabilizar de fato a aprendizagem cada professor fica, durante a aula, diante de um computador e, acompanha no datashow ou individualmente as orientações que são repassadas pela formadora Ana Cherlane Fernandes.


A expectativa é que até junho todos possam ter domínio básico de informática, deixando de fazer parte da estatística do analfabetismo digital, ainda bastante elevada em nosso país e, sobretudo sendo capaz de melhor utilizar as tecnologias de informática já existente na escola ou até mesmo em seu lar.


“Ter professores com domínio básico de informática, configura-se como sendo da máxima importância, uma vez que muitos dos cursos disponibilizados pelos mecanismos de formação são na modalidade de EaD (Educação a Distância) e, além disso significa que o aluno pode ter uma aula de melhor qualidade, haja vista que as possibilidades de pesquisa e troca de informações, por parte do professor, sujeito responsável direto pelo desencadear do processo educativo, se agigantam”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Prof. Franklin Miguel Fernandes.


O Secretário fez questão de afirmar que a realização de mais essa ação impactante no âmbito educacional, assinala o compromisso da gestão municipal “Compromisso com o Futuro” para com a educação, haja vista que acredita-se que só atingiremos a qualidade e a eficiência educacional desejada se mantivermos a política de investimento focada no aluno e no professor.

Postagens mais visitadas