segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gabarito de provas da UERN no dia de hoje(20).


Comperve divulgou gabarito do primeiro dia de provas do PSV 2011

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) disponibilizou no site da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte o gabarito oficial do primeiro dia de provas do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV 2011) que ocorreu neste domingo (19). Também foi disponibilizado o formulário para recursos.

Segundo o coordenador da COMPERVE, prof. Egberto Mesquita, o processo está ocorrendo tranquilamente. Dos 16.770 candidatos aptos a participarem do PSV 2011, 2.007 candidatos faltaram no primeiro dia.

As provas do segundo dia do PSV 2011 serão aplicadas hoje, (segunda-feira), dia 20 de dezembro, nas cidades de Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu. Mais informações no http://www.uern.br/.
















UFRN oferecerá curso de aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola

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A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abrirá, em janeiro de 2011, as inscrições para a formação continuada em Gênero e Diversidade na Escola (GDE). O público-alvo são professores da Educação Básica da rede pública interessados em conhecer e discutir questões que envolvam gênero, sexualidades, orientação sexual e relações étnicorraciais. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC). A formação será oferecida na modalidade semipresencial para seis Polos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN

A formação é coordenada pelo grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS/o departamento de Antropologia/UFRN, o proponente do curso junto ao MEC, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) da Universidade.

A formação em Gênero e Diversidade na Escola está prevista para iniciar em março e se entender até agosto de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e a distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá três encontros presenciais, nos pólos de apoio que o aluno está vinculado, em que serão discutidos as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos.

São cinco os módulos da formação:

(1) orientações metodológicas e diversidade;

(2) gênero;

(3) sexualidade e orientação sexual;

4) relações étnico-raciais; e

(5) avaliação.

Os conteúdos contemplarão conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e desigualdade racial, entre outros A articulação entre as temáticas e o cotidiano escolar está presente em cada unidade.

INSCRIÇÕES: Plataforma Freire

PERIODO INSCRIÇÃO: janeiro de 2011

VAGAS: 540 vagas - 90 para cada polo.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA: nível médio completo

PÓLOS DO RN: Grossos, Guamaré, Luiz Gomes, Martins, Natal e Parnamirim.

MAIS INFORMAÇÕES: www.sedis.ufrn.br ou e-mail gde@sedis.ufrn.br

COORDENAÇÃO: professoras Elisete Schwade e Carla Cabral.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA

SUBCOORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

PROGRAMA RN-CAMINHANDO – VIII ETAPA

15ª DIRED – PAU DOS FERROS-RN

RELAÇÃO DE ALFABETIZADORES SELECIONADOS NO MUNICIPIO DE LUÍS GOMES

NOME

01

ADNA LOPES SAMPAIO FONTES

02

ALENILDA MARIA DA SILVA

03

ANA MARIA DA SILVA

04

BRUNA MARIA DE BRITO NASCIMENTO

05

CEUDA MARIA DA SILVA

06

CLAUDIO MARCIO DA SILVA

07

EMAIZA FONTES DE ALMEIDA

08

ERALDO AYSLAN COSTA

09

ERICA KALYNE LIMÃO DE SOUZA BERNARDO

10

GEANE DE OLIVEIRA FERREIRA

11

GERLANDE RIBEIRO NUNES

12

JOSE ZILMAR FONSECA

13

MARIA DO CARMO DE LIMA

14

MARIA RIZONEIDE DE SOUZA

15

MARIA VALCILENE DOS SANTOS FONSECA

16

MARINEIDE BERNARDO DE SOUZA

17

SERGILENE ARAUJO DO N. BERNARDO

18

VALCENI CASTRO FILHO

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Brasil está entre países que mais evoluíram em educação na última década

O Brasil está entre os três países que alcançaram a maior evolução no setor educacional na última década. É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados hoje (7).

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No ano passado, participaram 65 países.

O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas – considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.

O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, afirmou.

Para Haddad, o “pior momento” da educação brasileira foi no início da década, entre 2000 e 2001, quando o país ocupou a lanterna noranking do Pisa. Segundo o ministro, essa tendência está revertida e parte dos avanços se deve às mudanças no sistema de avaliação do país, especialmente a criação do Ideb em 2005 que atribui e divulga nota para cada escola pública.

“Não tenho dúvida que isso impactou muito favoravelmente, mexeu com a educação no Brasil. Em 2006, quando divulgamos pela primeira vez os resultados por escola, informamos diretores, professores, passamos a fazer formação [de professores]. Estamos só colhendo os resultados dessa percepção de que a aprendizagem estava afastada do cotidiano da escola”, afirma Haddad. O maior crescimento - de 17 pontos - se deu no último triênio (2006-2009), destacou o ministro.

Haddad ressaltou que a escola não pode se ocupar somente dos resultados em avaliações, mas não pode esquecer que está formando alunos que “precisam ter proficiência nas disciplinas básicas. “A educação não se reduz a isso, os testes padronizados são importantes, mas não esgotam a questão. A educação transcende esses testes, mas a avaliação é um elemento que estava faltando na cultura escolar”, apontou.

O relatório da OCDE também destaca a criação do Ideb como ação importante para a melhoria dos resultados e aponta o Brasil como exemplo a ser observado por outros países com baixa proficiência.

“O país investiu significativamente mais recursos em educação, aumentando os gastos em instituições de ensino de 4% do PIB [Produto Interno Bruto] em 2005 para 5% em 2009, alocando mais recursos para melhorar o salário dos professores. Também gastou o dinheiro de forma mais equitativa do que no passado. Recursos federais agora são direcionados para os estados mais pobres, dando às escolas recursos comparáveis aos que são disponibilizados nos mais ricos”, diz o relatório, em referência ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), criado em 2006.

Edição: Graça Adjuto

Fonte:www.acheseucurso.com.br

domingo, 12 de dezembro de 2010

Estudantes do RN têm o terceiro pior desempenho no Pisa


Os alunos do Rio Grande do Norte tiveram a terceira pior média entre os 20 mil brasileiros que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. Os resultados foram divulgados hoje (7). A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências.

Os estudantes potiguares só ficaram à frente dos estudantes de Alagoas e do Maranhão, que obtiveram a menor nota – 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.

O melhor desempenho foi dos alunos do Distrito Federal. No DF, a média considerando as três disciplinas foi de 439 pontos – 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por estado.

“É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. Vamos corrigir as desigualdades garantindo que não importa onde a criança nasça o investimento público seja o mesmo”, disse o ministro ao se referir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.

Na avaliação do ministro, todo estado, “tem espaço para melhorar”. “O importante é o movimento de buscar a excelência”, afirmou.

Confira abaixo as médias por estado:

1. Distrito Federal - 439 pontos

2. Santa Catarina - 428 pontos

3. Rio Grande do Sul - 424 pontos

4. Minas Gerais - 422 pontos

5. Paraná - 417 pontos

6. Espírito Santo - 414 pontos

7. São Paulo - 409 pontos

8. Rio de Janeiro - 408 pontos

9. Mato Grosso do Sul - 404 pontos

10. Goiás - 402 pontos

11. Rondônia - 392 pontos

12. Mato Grosso - 389 pontos

13. Paraíba - 385 pontos

14. Bahia - 382 pontos

15. Tocantins - 382 pontos

16. Pernambuco - 381 pontos

17. Amapá - 378 pontos

18. Ceará - 376 pontos

19. Pará - 376 pontos

20. Roraima - 376 pontos

21. Piauí - 374 pontos

22. Sergipe - 372 pontos

23. Acre - 371 pontos

24. Amazonas - 371 pontos

25.Rio Grande do Norte - 371 pontos

26. Maranhão - 355 pontos

27. Alagoas - 354 pontos

Fonte: Tribuna do Norte

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