terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novo Ônibus Escolar faz o trajeto São Bernardo/Luís Gomes

Desde o dia 14 de fevereiro o novo ônibus escolar, adquirido pela Prefeitura Municipal em parceria com o MEC/FNDE – Projeto CAMINHO DA ESCOLA está fazendo o trajeto São Bernardo/Luís Gomes e, consequentemente transportando os estudantes da rede pública, que com esse investimento da Administração Municipal estão desfrutando de mais segurança conforto e comodidade.

O veículo está fazendo o percurso nos três horários e beneficiando aproximadamente um total de 130 estudantes.

Para a Professora Maria Liduina de Araújo Castro, diretora da Unidade de Ensino José Paulino da Costa - Vila São Bernardo, a chegada do ônibus trouxe maior dignidade, conforto e segurança para todos que necessitam desse serviço para chegar até a escola. “Os estudantes estão sendo bem transportados até a escola. Conforto e segurança fazem parte da realidade de nosso município”, disse a Professora Maria Liduina de Araújo Castro.

Estudantes são beneficiados com Kit de material escolar

Dando continuidade à política pública implantada inicialmente em 2010 a Administração Municipal “Compromisso como Futuro” através da Secretaria Municipal de Educação entregou a todos os estudantes o Kit de material escolar, que contem todos os itens necessários ao seu dia-a-dia no ambiente escolar, como: caderno, lápis grafite, caneta esferográfica, régua, apontador, borracha, lápis de cor e massa de modelar (só para educação infantil).

Essa ação oportuniza a todos que escolhem a rede municipal de ensino ter um bom e igualitário kit de material escolar, que lhes confere dignidade e aumenta a sua auto-estima, provocando indiretamente um melhor desempenho em sala de aula.

Para a dona de casa Maria de Fatima Araújo Bento, moradora do bairro Sol Nascente e mãe de José Emanuel Araújo Bento, estudante do 1º ano da Escola Municipal Professor Dubas (anexo), o Kit de Material Escolar doado pela Prefeitura a seu filho significa economia e a oportunidade do mesmo poder realizar as tarefas escolares tem um bom material escolar. “O dinheiro que recebo do Bolsa Família e, que antes sempre tinha que no começo do ano usar sem poder para comprar caderno e lápis para meu filho estudar, hoje utilizo na comprar de alimentos. O material entregue na escola é muito bom, serve muito”, disse Maria Salete.

O Secretário Municipal de Educação, Professor Franklin Miguel Fernandes, destaca que essa ação da Administração Municipal demonstra o compromisso e o desejo de ver todos os munícipes em idade escolar tendo condições dignas de freqüentar a escola e aprender, o que é de uma valia invejável, merecedora dos mais sinceros aplausos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre


Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.

Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.

Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede.

Em dezembro de 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez registro de preço para o projetor. Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquiri-lo com recursos próprios ou de outras fontes por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do Pregão nº 42/ 2010. O registro apresenta preço — válido por um ano — divulgado pela empresa que ganhou o processo licitatório. Inicialmente, a produção mínima é de 20 mil aparelhos, mas o edital prevê a compra de até 80 mil. “Com os 20 mil aparelhos que serão distribuídos a escolas públicas neste semestre, beneficiaremos indiretamente 15 milhões de estudantes”, diz José Guilherme.

Parceria — A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças. Orientador educacional em uma das escolas que testaram o projetor ProInfo no Distrito Federal, o professor Wellinton Maciel acompanhou de perto a parceria responsável pela criação do dispositivo. “Os professores sugeriram mudanças no peso, no formato e até mesmo na posição da tomada”, revela.

O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011


Correios abre inscrições para o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas


Os Correios abriram, dia 14/FEV, as inscrições para o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) em mais de 190 países. Neste ano, o tema do concurso é “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”. A redação deve conter o mínimo de 500 e máximo de 800 palavras, ser escrita de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura).

Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes até 15 anos da rede pública e privada de ensino. As inscrições, que estarão abertas até 25 de março, só serão aceitas se feitas pelas instituições de ensino. Após seleção interna, cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; idéias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

O objetivo do Concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita, além de viabilizar a interação dos Correios com a comunidade e a prática da responsabilidade social empresarial com foco na educação.

No Brasil, serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado desta fase receberá um notebook, enquanto o segundo e o terceiro colocados ganharão um aparelho de som portátil, com CD/DVD, MP3 e rádio AM/FM.

O primeiro colocado de cada Diretoria Regional irá concorrer à fase nacional. O vencedor desta fase receberá uma TV de LED 32 polegadas , troféu e certificado na cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, dia 7 de outubro, em Brasília. Além disso, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2010, o concurso contou com a participação de mais de seis mil estudantes de 40.885 escolas brasileiras. A vencedora da fase regional foi a estudante Geovana Fernandes Guinauer, 14 anos, Colégio Maria Auxiliadora, de Natal (RN), enquanto na fase nacional teve como vencedora a aluna do 8º ano fundamental - Amanda Caroline Gomes, estudante da Escola Estadual Lobo d’Almada, de Boa Vista – Roraima.

O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet (www.correios.com.br).

Para obtenção de informações adicionais – sugerimos contactar a Assessoria de Comunicação dos Correios no RN por meio do Fone (84) 3320-2405 ou e-mail ascom-rn@correios.com.br.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica reúne educadores para altercar a temática “Um novo olhar sobre o sujeito cognoscente”

Exibir SEMANA PEDAGÓGICA 2011- 09.02.2011

Exibir Álbum Completo


Durante os dias 09, 10 e 11 de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação de Luís Gomes, realizou com o patrocínio total da administração Municipal “Compromisso com o Futuro”, mais uma edição da tradicional Semana Pedagógica, evento que reúne todos os educadores da rede municipal, autoridades e convidados para o grande debate sobre as questões inerentes ao cotidiano da educação.

Esse ano a Semana Pedagógica trouxe como tema geral “Um novo olhar sobre o sujeito congnoscente” com enfoque na mobilização de esforços conjuntos para a garantia de melhorias na aprendizagem de crianças, jovens e adultos de todas as escolas integrantes da rede municipal de ensino de Luís Gomes, e por consequência a conquista de indicadores positivos em todas as esferas de ensino e aprendizagem.

A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Dr. Carlos José Fernandes, dentre outras autoridades, Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes e de todos os educadores que fazem o ensino municipal. Na oportunidade o Prefeito fez a entrega do novo ônibus escolar, que fará o trajeto Luís Gomes/Vila São Bernardo, fardamento e kit de material escolar. Na sua fala o Prefeito destacou o ineditismo do município de Luís Gomes em ser o 2º município do RN a implantar o Piso do Magistério, fazendo frente a muitos municípios que dispõem de uma receita superior e, também rememorou que em pouco mais de 02 anos de governo já construiu a escola do sítio Arara e ampliou e reformou 05 escolas.

A programação do evento provocou o debate de temas como: IDEB, ADA (Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem – PROGRAMA PRÓPRIO DA SME), Escola Ativa, Se Liga e Acelera Brasil, dentre outros. Todos os presentes foram convidados a conhecer através da exposição de banner explicativo os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Indagado sobre o alcance dos objetivos da Semana Pedagógica, evento que assinala e norteia a política educacional anual, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, disse que: “Creio que toda a equipe está ciente do quanto é importante a colaboração de todos os profissionais da educação, para o alcance dos objetivos almejados em nosso município. É importante também que a conquista desses objetivos seja percebida como mais uma forma de fazer a sociedade ver e acreditar que a escola pública ainda é uma instituição capaz de preparar a criança, o jovem e o adulto para os desafios da vida moderna”.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Estimado(a) Professor (a),

Eis que quer o Criador que mais uma vez o convide a participar da solenidade maior da educação, a Semana Pedagógica, evento que assinala a preparação para o início de mais um ano letivo, que antecipadamente rogamos ao Senhor da vida que nos de a força necessária para enfrentar e encontrar os caminhos que nos conduzam a fortalecer nosso sistema educacional, oportunizando ao aluno adquirir e ser capaz de construir novos conhecimentos.

A Semana Pedagógica 2011, traz como tema geral “Um novo olhar sobre o sujeito congnoscente” e, o seu foco geral é a mobilização de esforços conjuntos para a garantia de melhorias na aprendizagem de crianças, jovens e adultos de nossas escolas e por consequência a conquista de indicadores positivos em toda a rede de ensino.

A mencionada semana ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro, sendo dias 09 e 10 no Cine Club Tintim para todos os educadores e convidados a partir das 7h e, dia 11 em cada escola.

Por fim, reitero o apreço com Vossa Senhoria confiante na presença ilustre e na sempre bem-vinda colaboração, afinal somos nós os atores principais do fazer educação.

Atenciosamente,

Prof.: Franklin Miguel Fernandes

Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escolas começam a registrar o rendimento dos estudantes

O sistema Educacenso abre nesta terça-feira, 1º de fevereiro, o prazo para que as 194.939 escolas de educação básica do país informem pela internet o movimento e o rendimento individual dos alunos no fim do ano letivo de 2010. O sistema eletrônico de envio estará aberto até 11 de março. A escola deve informar se o estudante matriculado foi aprovado ou não em 2010, se foi transferido ou se abandonou os estudos.

Anualmente, o Censo Escolar da Educação Básica faz a coleta dados — a referência é a última quarta-feira de maio. No início do ano posterior, as escolas informam o movimento e o rendimento dos alunos. Este ano, os dados serão divulgados na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 14 de março.

Até o dia até 31 do mesmo mês, o sistema será reaberto para que as escolas procedam às necessárias retificações. A divulgação final está prevista para 12 de abril.

O lançamento dos dados deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso.

Assessoria de Imprensa do Inep

Fonte: www.mec.gov.br – 02 de fevereiro de 2011.

Deputados começam este mês a analisar metas e diretrizes para 2011-2020

O exame das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020 começa este mês na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Durante cinco sessões ordinárias, os parlamentares podem apresentar emendas ao Projeto de Lei nº 8.035/2010, enviado ao Congresso Nacional em 15 de dezembro do ano passado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelas regras do Parlamento, depois de examinado na comissão da Câmara, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado nas duas instâncias legislativas, é enviado a comissões correspondentes do Senado Federal.

O PNE 2011-2020 tem dez diretrizes, que preveem, entre outras iniciativas, a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a valorização dos profissionais da educação, a gestão democrática da educação e a difusão dos princípios de equidade e do respeito à diversidade. O plano define metas e prazos para que elas sejam alcançadas. A meta número um é a universalização do atendimento escolar — até 2016, de crianças de quatro e cinco anos de idade e de adolescentes de 15 a 17 anos; até 2020, de crianças de até três anos (ampliação do atendimento em 50%). O aumento da oferta de educação integral pública também está previsto e deve atingir 50% das escolas até 2020.

O Distrito Federal, os 26 estados e os 5.564 municípios têm uma série de tarefas a cumprir a partir da aprovação do PNE no Congresso Nacional. Eles devem, por exemplo, criar leis específicas, no prazo de um ano, para disciplinar a gestão democrática da educação nas redes de ensino, além de atualizar ou elaborar planos estaduais e municipais de educação.

Avaliação — O plano estabelece que o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), será usado para avaliar a qualidade do ensino. O Ideb foi criado em 2007 para aferir o desempenho de escolas e redes de ensino e determina metas a serem atingidas até 2021.

Quanto aos recursos, o projeto de lei prevê a ampliação progressiva do investimento público até que seja atingido o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país. Esse percentual será revisto em 2015.

Fonte: www.mec.gov.br - 02 de fevereiro de 2011.

Postagens mais visitadas