sábado, 23 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Conheça os 10 erros fatais em uma entrevista de emprego

Consultores dizem o que pega mal na conversa com o entrevistador

O sucesso de uma entrevista de emprego pode depender de alguns detalhes. Uns pequenos, outros nem tanto assim. Uma roupa mal escolhida, uma frase dita fora de hora... Para ajudar você a ser melhor sucedido nas próximas seleções, o Universia consultou diversos especialistas em recrutamento e seleção que falaram, afinal, o que põe tudo a perder quando você está frente a frente com o entrevistador. Confira os dez erros fatais na entrevista de emprego!

» Confira os 10 erros que você não pode cometer na sua carreira

Chegar atrasado

"Chegar atrasado numa entrevista, além de desorganização, demonstra que o candidato não está dando o devido valor à entrevista. A displicência com o horário mostra que você não priorizou tal compromisso em sua agenda. Além disso, fazer uma pessoa esperar é falta de respeito. Tempo é um recurso escasso, logo, deve ser bem aproveitado. Caso você, por algum motivo, atrase na entrevista, informe imediatamente o entrevistador. Verifique se é possível passar um candidato na sua frente, ou, se necessário, remarque a entrevista. Se você chegou no horário, mas tem compromisso para mais tarde o ideal é avisar o entrevistador de antemão. Não faça a entrevista na correria para não se sentir pressionado. Isso pode prejudicar seu desempenho."

Wander Mendes, professor e consultor na área de Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico da FGV-PR (Fundação Getúlio Vargas do Paraná).

Usar roupas informais demais

"Hoje em dia, os jovens são muito despojados. Na faculdade, não há nada de mal nisso. Agora, para a entrevista de emprego, não custa melhorar um pouco o visual. Isso não quer dizer que todo candidato a estágio ou jovem recém-formado deva vestir terno e gravata ou, no caso das meninas, tailer e scarpin. ? preciso saber escolher a roupa e adequar o vestuário a cada tipo de empresa. Uma agência de publicidade, por exemplo, permite um visual mais informal. Agora, se a entrevista é para uma instituição financeira, é óbvio que o candidato terá de seguir a regra básica: esporte fino. Lembre-se: o que deve prender a atenção do entrevistador é o seu conteúdo e não a 'embalagem', portanto, jamais vá para a entrevista de chinelo, regata, roupa decotada, barriga aparecendo, saia curta ou short."

Marisa Silva, consultora de Recursos Humanos da Career Center

Não saber nada sobre a empresa ou o setor

"? muito comum que os candidatos partam para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa em questão ou sobre o setor em que ela está inserida, quando na verdade, ele deveria estar munido do maior número de informações possível. Se a empresa de recrutamento não divulgar qual é a companhia que está em busca de candidatos, ela deverá, ao menos, informar sobre o setor. Tem mais chance de sucesso o candidato que sabe se posicionar na entrevista porque domina o assunto trabalho, em detrimento daquele que não se deu ao trabalho de pesquisar mais sobre a empresa em questão. Sempre repito isso para meus alunos: informação nunca é demais."

Jaqueline Mascarenhas, consultora de carreira do Ibmec Minas Gerais

Expressar-se mal, com gírias e frases sem sentido

"O discurso mais adequado para uma entrevista é aquele em que o candidato consegue ser objetivo, responder as perguntas do entrevistador, expor seu ponto de vista quando é convidado a fazer isso e perguntar, com tato, detalhes sobre a vaga. No meio do caminho, porém, é muito comum que os candidatos façam uso de gírias e regionalismos na hora de tirar suas dúvidas. O linguajar é um detalhe importante, dependendo das expressões utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal é responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor suas idéias com tranqüilidade. Este, aliás, é outro problema grave de muitos discursos. Tem candidato que fica tão nervoso na hora da entrevista que dispara a falar e quando percebe já mudou de assunto e não respondeu a pergunta do entrevistador. Isso é muito ruim, já que o ritmo da entrevista é um fator importante."

Marco Túlio Rodrigues Costa, professor de Aspectos Comportamentais ?ticos de Gestão de Pessoas da FGV-BH (Fundação Getúlio Vargas de Belo Horizonte)

Mentir sobre suas qualificações

"Mentir na entrevista é o mesmo que dar corda para se enforcar. Inventar cursos, referências e pequenos sucessos colocam o candidato numa situação vulnerável porque, caso seja contratado, terá de sustentar essa inverdade por muito tempo. E como diz o ditado: mentira tem perna curta, hora ou outra seu deslize será descoberto. Aí o prejuízo será bem maior. Uma vez que seu superior descobrir que você não tem as habilidades destacadas na entrevista, perceberá que seu perfil não atende às necessidades da empresa, e mais, que errou ao apostar em sua seleção. Ao ser contratado, o indivíduo precisa ter claro que convenceu o recrutador de possuir determinadas competências. Ao mentir, não só estará provando que não as tem como atestará sua falta de caráter ao faltar com a verdade. Isso deixará o recrutador descontente duas vezes e poderá resultar em demissão comprometendo, inclusive, futuras recomendações."

Gustavo G. Boog, diretor da Boog Consultoria

Falar mal do emprego ou do chefe anterior

"Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais fale mal deles na entrevista de emprego. Essa atitude é vista com maus olhos por 99,9% dos recrutadores. Na entrevista de emprego, o recrutador não está interessado em ficar por dentro de 'pendengas' cujas pessoas e razões ele simplesmente desconhece. Seu objetivo é investigar de que maneira seu perfil profissional e suas qualificações poderão ser úteis para a empresa. Caso você vá logo partindo para o discurso de que estava infeliz no emprego anterior porque seu chefe o perseguia, além de desviar o foco da entrevista, estará levantando questões que podem levar o recrutador a repensar sua contratação. Afinal, numa situação de conflito, é preciso avaliar a parcela de culpa de ambas as partes. Além disso, falar mal da empresa ou do antigo chefe revela uma postura antiética de sua parte, pois se tratam de segredos e detalhes de um negócio do qual você não faz mais parte. Mas, atenção: isso não quer dizer que você deva mentir, e sim, contornar a situação. Uma boa saída é dizer que saiu da empresa por estar em busca de novos desafios profissionais."

Maria Bernadete Pupo, gerente de Recursos Humanos da Unifeo e professora da FAC FITO

Disputar espaço com o entrevistador

"Para disfarçar o nervosismo, tem muita gente que acaba partindo para o ataque e disputando espaço com o recrutador durante a entrevista. Para driblar a insegurança, ele acaba querendo fazer pose de sabido a fim de triunfar sobre o recrutador. Isso tudo, porém, é muito mais que previsível para quem trabalha com Recursos Humanos. Aí, das duas uma: ou você perde a vaga porque o recrutador percebe sua insegurança por meio de uma postura imatura de quem está na defensiva, ou acaba sendo eliminado pela prepotência e o excesso de arrogância que esse comportamento demonstra. Por isso, não entre numa disputa direta com o recrutador. Espere, escute e, aí sim, faça suas considerações, sempre com humildade."

Mariá Giuliese, diretora-executiva da Lens Minarelli e especialista em análise e aconselhamento de carreira

Vangloriar-se de suas conquistas pessoais

"Na hora de 'vender seu peixe' ponha o ego de lado e não em primeiro lugar. O discurso não pode estar recheado de "eu fiz"; "eu consegui"; "eu conquistei"; e "eu realizei". Quando você coloca todas as conquistas em primeira pessoa pode soar presunçoso para o entrevistador. Até porque, na maior parte das empresas, os projetos e as realizações não são fruto do trabalho individual, mas sim, de uma equipe. Na hora de destacar seus feitos, procure valorizar sua participação em um projeto de sucesso implementado por uma equipe, e a partir disso, destaque como foi sua atuação para que ele fosse bem-sucedido. Lembre-se: egocentrismo não é uma característica admirada pelos contratantes. Para não cair nessa, vale treinar na frente do espelho. Olho no olho, com segurança no discurso. Um pouco de bom humor também ajuda. Existe uma tese que diz: quando você sorri, se desarma internamente e se torna mais receptivo."

Irene Ferreira Azevedo, professora de Liderança da BBS (Brazilian Business School)

Não perguntar nada durante a entrevista

"Não é porque você está fazendo uma entrevista que sua participação na conversa deve se limitar a responder o que o entrevistador pergunta. Por timidez ou insegurança, muita gente sai com dúvida da entrevista e isso é ruim. Caso o recrutador não mencione, é sua obrigação perguntar detalhes sobre a rotina de trabalho e benefícios. Porém, isso não significa que você deve incorporar o perguntador chato. Caso a explicação sobre a vaga não tenha sido suficiente para esclarecer suas dúvidas, pergunte com bastante delicadeza novamente: 'Desculpe-me, não ficou muito claro para mim'. Agora, se mesmo assim restarem dúvidas, deixe para outra ocasião. Perguntar sobre o salário não é uma coisa ruim, desde que você não se preocupe só em saber quanto será a remuneração. Procure se informar sobre outros detalhes para não mostrar que está interessado só no dinheiro."

Cristiane Cortez, consultora de carreira do IBTA Carreiras

Demonstrar desequilíbrio emocional

"Não é segredo para ninguém que o nervosismo pode atrapalhar, e muito, nos momentos decisivos. Na entrevista de emprego não poderia ser diferente. O candidato pode até ter o perfil ideal para a vaga, mas se deixar a tensão dominá-lo no momento em que precisa deixar claro suas qualificações, sua chance pode ir por água abaixo. O desequilíbrio emocional demonstrado pela insegurança e o nervosismo pode dizer ao recrutador que você não está pronto para assumir uma grande responsabilidade. Por isso, evite cometer erros como: levar um acompanhante para esperá-lo após a entrevista, inflar seu discurso com comentários negativos ou colocar-se em uma posição de vítima frente adversidades. Se você tem um bom currículo e suas características correspondem ao perfil da vaga, não há motivo para se preocupar."

Priscila Lara, consultora de Recursos Humanos do Grupo Foco

Fonte: Universia Brasil

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL REALIZA PROJETO PEDAGÓGICO BASEADO NA ARTE CIRCENSE

Partindo do Princípio de que “toda criança te o objetivo de sorrir” o CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS realizou durante dois dias o Projeto Circo, que teve como objetivo promover a recreação e educação das crianças daquela instituição através da temática circense.

Saiba um pouco mais sobre o Projeto:

PROJETO CIRCO

Toda criança tem o direito de sorrir e se divertir.

DURAÇÃO:

  • 2 dias (mas pode variar de acordo com o desenvolvimento do projeto).

OBJETIVOS:

  • Identificar os profissionais do circo;
  • Apreciar histórias, músicas e pinturas sobre o tema;
  • Desenvolver atividades de acordo com as áreas do conhecimento relacionadas ao circo;
  • Valorizar a arte circense.


DESENVOLVIMENTO:


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

  • Conversar sobre o circo, apresentando os profissionais e suas funções;
  • Explorar a sacola surpresa com objeto relacionados ao circo;
  • Cantar as músicas “Lá no circo tem...” e o “Palhaço atchim” ou outras à escolher;
  • Trabalhar a história em cenas: “O passeio no circo”, “O macaco vermelho” e “Quem roubou a alegria do palhaço”

NATUREZA E SOCIEDADE:

  • Apreciar gravuras sobre o circo;
  • Conhecer os profissionais que trabalham no circo.

MATEMÁTICA:

  • Trabalhar sequência lógica;
  • Explorar os conceitos matemáticos: alto/baixo, curto/longo;
  • Explorar quantidades;
  • Explorar os numerais a partir da data comemorativa;
  • Revisar as formas geométricas.

MÚSICA E MOVIMENTO:

  • Brincar de “macaco-disse”, imitando os profissionais do circo;
  • Percorrer circuitos envolvendo situações circenses;
  • Imitar os profissionais que trabalham no circo: bailarina, palhaço, mágico...;
  • Utilizar CDs de músicas relacionadas ao circo.

ARTES:

  • Pintura de cenas da história O PASSEIO NO CIRCO;
  • Confeccionar o chapéu no palhaço;
  • Pintura facial do palhaço nas crianças.

CONFIRA AS IMAGENS

Dia do Circo

Dia do Circo

Dia do Circo

Dia do Circo


Dia do Circo

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DESENVOLVE AÇÕES PREVENTIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES

A Secretaria Municipal de Saúde em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizam ações de SAÚDE NA ESCOLA.

As ações contam com a participação de diversos profissionais: Dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e endemias, além da participação dos educadores e alunos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a ação foram debatidos os temas:
.
DENGUE: sintomas, como evitar e combater.
SAÚDE BUCAL: palestras sobre a importância do cuidado e higiene bucal, entrega kitse aplicação de flúor.

SAÚDE NA ESCOLA

Aplicação de Flúor


Pesagem

Governadora abre trabalhos do PPA e da LDO e diz que foco principal deve ser a educação

Por Assecom-RN

A governadora Rosalba Ciarlini abriu na tarde desta quinta-feira (07) os trabalhos para elaboração do Plano Plurianual - PPA 2012/2015 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para 2012. No auditório da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, diante de todos os secretários de Estado e dos integrantes das comissões de planejamento e finanças dos diversos órgãos da administração, a governadora orientou o trabalho em conjunto. "Tudo o que fizermos terá que ser feito envolvendo os secretários, os presidentes de órgãos, autarquias e fundações, dirigentes e funcionários. Temos que servir ao povo", declarou.

A governadora ressaltou a importância do PPA e da LDO para alcançar as mudanças e transformações que o Estado precisa e que o principal foco da administração deve ser na melhoria da qualidade da educação. "Eu tenho, e acho que vocês também têm, vergonha quando vemos os índices da educação no nosso Estado. É hora de resgatar e construir. O Rio Grande do Norte pode fazer muito mais. Podemos fazer tudo para dar qualidade ao ensino. Não é fácil, reconheço, mas nada é impossível quando a gente quer fazer. Nós somos capazes, nós podemos", disse a Governadora conclamando toda a equipe de governo a somar esforços e participar ativamente do processo de planejar as ações para o Estado de forma adequada à realidade. "Vamos sonhar com os pés no chão", disse, acrescentando que é preciso acabar com a idéia de que o Rio Grande do Norte é pequeno. "Somos pequeno em área territorial, mas temos um grande potencial para o desenvolvimento".

Rosalba Ciarlini também alertou para os prazos para apresentação das propostas do PPA e da LDO ao Poder Legislativo. "Não podemos perder tempo, nem credibilidade", advertiu. O PPA deve ser enviado à Assembleia Legislativa até 31 de agosto. A LDO até o dia 15 de maio.

Fonte:http://www.rn.gov.br

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ministério Público apresenta projeto de acompanhamento do aluno infrequente

No último dia 6 de abril foi apresentado aos diretores de

escola pública de todo município de Luís Gomes, pelo Promotor de Justiça da Comarca – Dr. José Ricardo, o Projeto “PRESENTE E CONSCIENTE”, que consiste em acompanhar o aluno infreqüente e, fazê-lo retornar e permanecer na escola, haja vista que é a escola é uma das principais instituições responsáveis pelo desencadear e consolidar do processo educativo.

Dr. José Ricardo destacou que um dos pontos principais do Projeto consiste na FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE – FICAI - a esse respeito, apresentou o passo a passo para preenchimento do documento, que dependendo do caso pode até chegar ao Ministério Público para adoção de medidas cabíveis.

Na reunião além de todos os diretores de escola também esteve presente o Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, que usando da palavra destacou o apoio recebido do Ministério Público e Conselho Tutelar na luta em favor do combate a evasão escolar.

COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA PARTICIPA DO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NATAL

O V Encontro da Escola Ativa foi marcado pelo estudo do V Módulo do Programa, que é uma ação desenvolvida pelo MEC/FNDE e Prefeituras, realizou-se no período de 28/03 a 01/04 no Hotel Praia Mar em Natal-RN.

O objetivo do Programa Escola Ativa é ofertar uma metodologia adequada para as turmas multiseriadas das escolas do campo. Todos os municípios do Estado estão participando desse programa, inclusive o município de Luís Gomes. No nosso município o programa vem sendo coordenado pelo Professor Miguel Queiroz da Silva e, tem como responsabilidade propagar entre os professores locais as temáticas abordadas nos módulos.

A formação tem uma importância fundamental para o desenvolvimento da metodologia nas escolas do campo do município de Luís Gomes, uma vez que o mesmo tem dado uma grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem dentro das especificidades das turmas.

Salienta-se ainda, que já está sendo articulado com o Secretário Municipal de Educação Prof. Franklin Miguel Fernandes, que não tem medido esforços para apoiar o Programa com estratégias para se efetivar o encontro com os professores que atuam no Programa considerando sua importância para o fortalecimento das estratégias de trabalho em sala de aula, bem como seu caráter formativo dentro do Programa Escola Ativa.

A estrutura do V Modulo é Gestão Educacional do Campo, com as seguintes temáticas:

Ø Mecanismo e Processos de Controle e Gestão Social dos Sistemas de Ensino;

Ø Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar;

Ø Organização e Funcionamento dos Conselhos Escolares;

Ø Gestão Democrática e Colegiado Estudantil.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALUNOS DA ZONA RURAL ABRAÇAM O COMBATE A DENGUE NO

MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES


A realização de um projeto denomina do “Combate a DENGUE”, ganhou um espaço interessante entre as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas Unidades de Ensino Rafael Gomes de Lima e Hermógenes Batista, localizados na zona rural de Luís Gomes.

O projeto teve como objetivo informar a comunidade sobre as consequências que a DENGUE pode causar no ser humano masque poderá ser evitado se combatermos o mosquito transmissor.

Dentre as atividades desenvolvidas citamos como exemplo, produção de material visual, teatro, palestras, parodias e mobilização da comunidade no período de 24 de fevereiro a 25 de março de 2011. Estiveram envolvidos na ação todos os educadores, alunos, funcionários e a comunidade em geral.

Na culminância do Projeto houve a participação da Secretaria Municipal de Saúde através de palestras com o educador em saúde Francisco Evaldo e do Coordenador de Endemias Luis Fonseca que na oportunidade tiraram duvidas a respeito do mosquito transmissor da DENGUE e como evitar a proliferação da doença. Lembramos que essa é uma ação de toda a comunidade.

OBSERVAÇÃO: Não esqueça:

A DENGUE se combate todo dia.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

COORDENADOR DOS PROGRAMAS SE LIGA E ACELERA BRASIL PARTICIPA DE CURSO DE FORMAÇÃO EM NATAL

O Coordenador Municipal dos Programas Se Liga e Acelera Brasil o Profº Alexlanio Maia participou na semana passada na cidade de Natal do curso de formação para os respectivos programas. O encontro ocorreu entre os dias 21 a 25 de março e contou com a presença de vinte e cinco municípios Potiguares que aderiram à metodologia dos programas.

A formação teve como objetivo capacitar os coordenadores tanto nos aspectos pedagógicos como gerencial dos programas, estando a frente da coordenação do curso a Profª Fabiana Gorete de Lima agente técnica do Instituto Ayrton Senna – IAS.

O Programa Se Liga tem como objetivo alfabetizar crianças repetentes, porque não sabem ler nem escrever, já o Acelera Brasil contribui para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade.

Em nosso município os Programas Se Liga e Acelera Brasil já acontece desde o ano passado na Escola Municipal Profº Dubas e atenderá nesse ano um número aproximado de sessenta alunos nos dois programas e contará com o engajamento de cinco profissionais diretamente com a metodologia dos programas.

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