quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aberta inscrições para a formação de professores da rede pública em Educação para as Relações Étnico Raciais


O professores/as da rede pública com interesse em discutir temáticas relacionadas à Educação para as Relações Étnicoraciais tem uma nova oportunidade para se inscrever na Formação em Relações Étnicorraciais na Escola. Até o dia 03 de agosto (Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP – Avenida Senhora Santana, 17 / Luís Gomes – RN / Horário – tarde e noite / com Aldenice ou naSecretaria Municipal de Educação / Rua Cel. Francisco Germano, 141 / Luís Gomes – RN /Horário manhã e tarde / Com Zildamir ou Alex ), podem procurar as Coordenadorias dos Pólos UAB UFRN das cidades em que o curso ocorrerá e realizar a sua inscrição.

Os/as interessados/as devem seguir os seguintes procedimentos:

(1) preencher uma ficha de inscrição disponível no Pólo e obter o aval do/a diretor/a de sua Escola;

(2) enviar carta com breve justificativa para participação no curso;

(3) Cópia do RG, CPF e contracheque.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a Formação em Educação para as Relações Étnicorraciais será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para sete Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal, Parnamirim e Caraúbas.

A formação em Educação para as Relações Étnicorraciais está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e à distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá dois encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos e complexificando o entendimento sobre a formação étnica brasileira (com ênfase nas populações afro-descentendes) e o chamado “racismo à brasileira” (suas origens e características).

O curso será realizado por professores do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). São cinco os módulos da formação: (1) Legislação vigente sobre Escola e Diversidade Socio-cultural brasileira e uso das ferramentas digitais para educação à distância; (2) Introdução conceitual ao curso e história dos movimentos negros no Brasil; (3) O ensino de História da África em Debate; (4) História e Cultura Afro-brasileira; e (5) avaliação presencial do curso. Os conteúdos contemplarão criticamente conceitos fundamentais como os de raça e etnia e sua importância para o conhecimento do mundo social brasileiro.

Para maiores informações:

Prof. Miguel

(84) 9623 3157

E-mail: franklinmiguelfdes@yahoo.com.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

Stands das Escolas Municipais são destaque na X FENACUT

Durante os dias 03, 04 e 05 de julho aconteceu na nossa querida e progressista Luís Gomes mais uma edição da FENACUT – Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo. A décima edição, que teve como tema “A FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LUÍS GOMES E SUA EVOLUÇÃO”.

As Escolas Municipais ficaram com a tarefa de contar a história de como tudo começou. O Centro de Educação Infantil “São Francisco das Chagas” relembrou que a primeira comemoração da Emancipação Política de Luís Gomes ocorreu em 1983, na gestão de Dr. Aguinaldo Fernandes Dantas, motivado pelo grupo de jovens JUCAM, que fez despertar no povo luisgomense o prazer em comemoração à data maior de nossa história. O Colégio Municipal Padre Osvaldo e o Núcleo I rememorou as FACUCs (Feira de Atividades Culturais do Colégio) eventos que fizeram Luís Gomes aflorar seus mais nobres talentos na pintura, na literatura, na música, dentre outras áreas e, a qual motivou a FACUC ser transformada em FENACUT. A Escola Municipal Professor Dubas e os Núcleos II E III reviveram todas as FENACUTs, fazendo uma verdadeira viagem no tempo, mostrando como foi cada uma das edições da feira, os personagens envolvidos , o que fez despertar na memória das pessoas, emoções que até hoje são destaques em toda Luís Gomes e região.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, fez questão de prestigiar todos os stands e, por oportuno destacou que “a cada ano e a cada tema proposto a educação se evidencia na capacidade criativa dos seus atores. E, ainda pontuou a emoção de rever as belas imagens na FACUC, quando à época atuava como Vice-Diretor do Colégio Municipal Padre Osvaldo.”


Selo Postal em comemoração aos 121 de Emancipação Política de Luís Gomes é lançado

Por ocasião das festividades alusivas aos 121 anos de Emancipação Política de Luís Gomes e X Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo, X FENACUT, que ocorreu no período de 03 a 05 de julho. A municipalidade em parceira com a Empresa de Correios e Telégrafos – ETC- lançou quatro selos postais comemorativos aos 121 anos de Emancipação Política e Desenvolvimento de Luís Gomes.

A solenidade de lançamento dos Selos ocorreu no dia 05 de julho no palco destinado as apresentações culturais e contou com a presença do Gerente Regional dos Correios, do Prefeito Municipal – Dr. Carlos José Fernandes, vereadores, dentre outras autoridades.

Representando a Educação Municipal o Secretário Municipal de Educação se fez presente sendo um dos escolhidos para receber um dos Selos, que a partir de agora levaram para as paragens mais distantes regiões do Brasil, as belezas de Luís Gomes. Essa homenagem faz reluzir ainda mais longe o brilho das referências históricas e culturais de nossa Luís Gomes, “Cidade Pequenina mas de bela tradição”, como destacou o Sr. Adolfo Paulino.

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação intensificam trabalho de acompanhamento do ciclo de alfabetização

A equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação depois de mais uma fase de aplicação de provas em todas as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental trabalha em ritmo acelerado na correção das provas e, na análise dos dados - por turma e escola - comparando-os com os resultados obtidos no início do semestre.

A previsão é de que os números possam ser apresentados a cada um dos envolvidos até o término do semestre 2001.1 que está agendado para o dia 15 de julho. Na oportunidade será solicitado a cada professor a construção de um pequeno projeto no qual destaque suas pretensões para sua atuação do semestre 2011.2, com vista a melhorar ou fazer crescer os indicadores de ensino e aprendizagem do nosso município.

Os projetos serão submetidos ao aval dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação que deverão oferecer todo o suporte pedagógico aos professores de modo a garantir a elaboração, acompanhamento e execução dos projetos com vistas a fomentar o sucesso do ciclo de alfabetização.

sábado, 9 de julho de 2011

Cursos Gratis - Oferecidos pelo Instituto Legislativo


Importante

  • Todos os cursos do ILB são GRATUITOS e abertos ao público em geral
  • Cada aluno só pode fazer UM ÚNICO CADASTRO, e só pode se matricular em NO MÁXIMO 1 CURSO COM TUTORIA (ou SEMITUTORADO) e 1 SEM TUTORIA simultaneamente.
  • Os cursos não têm por objetivo a preparação para concursos públicos e assemelhados. O propósito principal é a difusão do saber.
  • Por serem cursos livres de capacitação, eles não necessitam e não contam com a chancela do Ministério da Educação.
  • A desistência ou reprovação implicará BLOQUEIO por 3 meses para eventuais novas matrículas nos cursos SEM TUTORIA, e por 1 semestre para os COM TUTORIA ou SEMITUTORADOS. Essa medida justifica-se pelo fato de os cursos serem gratuitos para os alunos e pela grande demanda, que impossibilita o atendimento simultâneo a todos os que efetivam pré-matrícula.
  • O ILB fornece, aos aprovados, certificado e declaração (com o conteúdo programático) emitidos eletronicamente e impressos pelo próprio aluno.

OBS. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Luís Gomes não tem nenhuma responsabilidade em relação aos cursos Supra oferecidos, estamos somente divulgando para que toda a população tenha conhecimento dos cursos que são oferecidos gratuitamente.

Senadores aprovam projeto que aumenta carga horária nas escolas

A reunião da comissão foi presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Divulgação

A reunião da comissão foi presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR)

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Divulgação

Os senadores aprovaram nesta terça-feira, em reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, projeto que aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual para o ensino básico. A comissão também aprovou, em votação de turno suplementar, o projeto de lei que aumenta a frequência mínima exigida para aprovação nas escolas de 75% para 80% do total de horas letivas.

As propostas, que foram aprovadas em caráter terminativo (quando não há necessidade de votação no Plenário), devem passar agora para votação na Câmara dos Deputados. Os projetos de lei são de autoria do então senador Wilson Matos.

Segundo a comissão de Educação, o projeto que prevê o aumento da frequência já havia sido analisado pelos senadores no dia 26 de abril, mas por ter sido aprovado na forma de um substitutivo (com mudança no texto original) teve de ser analisado em turno suplementar.

O projeto original estabelecia o aumento de 75% para 85% do total de horas letivas, percentual que, segundo o relator Inácio Arruda (PCdoB-CE), poderia impor ao estudante trabalhador um "entrave intransponível à sua formação pessoal".

De acordo com o texto aprovado, "o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta por cento do total de horas letivas para aprovação".

Na outra proposta, a elevação da carga horária anual pode ser feita com o aumento do turno diário ou por meio da ampliação do número de dias com aula nas escolas.

Fonte: (03/05/11) www.terra.com.br



VEJA OS GRUPOS DEFINIDOS NO CONGRESSO TÉCNICO REALIZADO ONTEM (07/07) PARA A REGIONAL DE PAU DOS FERROS

FUTSAL
MIRIM MASCULINO

GRUPO A
GRUPO B
ESCOLA MUNICIPAL LUIS GOMES (Pe. Osvaldo)
ESC. ESTADUAL DEMÓCRITO DE SOUZA
ESCOLA MUL Mª ALMEIDA NEGREIROS
ESCOLA ESTADUAL 04 DE SETEMBRO
ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA
INTITUTO EDUC. MUNDO DO SABER
EE. VALDEMAR DE SOUZA VERAS
EM. EDILTON FERNANDES

GRUPO C
GRUPO D
CCE
EM. MARIA PEFERIRA LEITE
EE. JOSÉ FERNANDES DE MELO
EM JOSÉ NERI DE OLIVEIRA
ELISIÁRIO DIAS
EM. DR. SEVERIANO
EIC
EE. CORONEL JOÃO PESSOA
EE. FRANCISCO ANTÔNIO DE MOURA

MIRIM FEMININO

GRUPO A
EM 07 DE SETEMBRO
EE. MANOEL HERCULANO

INFANTIL MASCULINO

GRUPO A
GRUPO B
EE. TARCÍSIO MAIA
EM. MANOEL VALENTIN
EE. PADRE COSMO
EE. 04 DE SETEMBRO
EM. MARIA ALMEIDA NEGREIROS
EE. PROFª Mª ANGELINA GOMES

GRUPO C
GRUPO D
EIC
EE. DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
EE. DEMÓCRITO DE SOUA
EM. JOSÉ NERI DE OLIVEIRA
EE. GILNEY DE SOUZA
EE. CEL JOÃO PESSOA

GRUPO E
GRUPO

ESCOLA MUNICIPAL LUIS GOMES (Pe. Osvaldo)
IFRN
EM. MARIA PEREIRA LEITE
EM. JOSÉ TORQUATO
EE. FRANCISCO ANTÔNIO DE MOURA
CCE

GRUPO G
GRUPO H
EM. ADÍLIA TERTULINA
EE. PROF. JOSÉ PRÓSPERO
EE. EPIFÂNIO DUARTE COUTINHO
EE. CRISTÓVÃO COLOMGO
EM. JOANA DANTAS DE MOURA
EM. EDILTON FERNANDES
EM. PROF. SEVERINO BEZERRA

INFANTILFEMININO

GRUPO A
EM. ELISIÁRIO DIAS
EE. 26 DE MARÇO
EM. MANOEL RAIMUNDO
EM. 07 DE SETEMBRO

JUVENIL MASCULINO

GRUPO A
GRUPO B
EE. GILNEY DE SOUZA
EE. LEÔNCIO BARRETO
EE. CRISTÓVÃO COLOMBO
EE. 26 DE MARÇO
EM. Mª PEREIRA LEITE
EM. MANOEL RAIMUNDO

GRUPO C
GRUPO D
EM. MARIA ALMEIDA NEGREIROS
EE. CEL. JOÃO PESSOA
EE. 26 DE JUNHO
EE. DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
EM. JOSÉ NERI DE OLIVEIRA
EIC

GRUPO E
GRUPO F
EE. VICENTE DE FONTES
EE. PROF. JOSÉ PRÓSPERO
EE. DES. SINVAL MOREIRA DIAS
EE. LICURGO NUNES
EM. DR. SEVERIANO
EE. MANO MARCELINO

GRUPO G
GRUPO H
IFRN
EE. CID ROSADO
EE. PROFª Mª ANGELINA GOMES
EE. GOVERNADOR DINARTE MARIZ
EE. 07 DE NOVEMBRO
EM. PROF. SEVERINO BEZERRA
EE. CEL. ANTÔNIO GERMANO

JUVENIL FEMININO

GRUPO A
GRUPO B
EE. CRISTÓVÃO COLOMBO
EE. CID ROSADO
EE. JOSÉ FERREIRA DA COSTA
PROF. MANOEL RAIMUNDO
EE. PROFª Mª ANGELINA GOMES
EE. PROFª EDILMA DE FREITAS


FUTEBOL (MASCULINO)
MIRIM (GRUPO A)
EE. JOSÉ FERREIRA DA COSTA
EM. MANOEL RAIMUNDO
EE. PROFª EDILMA DE FREITAS
EM. JOSÉ NERI DE OLIVEIRA

INFANTIL
GRUPO A
GRUPO B
EE. JOSÉ FERREIRA DA COSTA
EM. MANOEL RAIMUNDO
EM. MANOEL ANTÔNIO GONÇALVES
EM. 07 DE SETEMBRO
EE. PROFª EDILMA DE FREITAS
EE. ACADÊMICOS MAURO ABRANTES

JUVENIL

GRUPO A
GRUPO B
EE. JOSÉ FERREIRA DA COSTA
EE. PROF. PEDRO RAIMUNDO
EE. DEMÓCRITO DE SOUZA
EE. CORONEL FERNANDES
EE. VALDEMAR DE SOUZA VERAS
EM. JOANA DANTAS DE MOURA

GRUPO C
GRUPO D
EE. CRISTÓVÃO COLOMBO
EE. PROFª Mª ANGELINA GOMES
EE. DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
EE. 26 DE MARÇO
EE. EDILTON FERNANDES
EE. PROFª EDILMA DE FREITAS


FUTEBOL DE AREIA (MASCULINO)

MIRIM (GRUPO A)
INFANTIL (GRUPO A)
ESCOLA. MUL. 07 DE SETEMBRO
EE PROF. MANOEL HERCULANO
EE. PROF. MANOEL HERCULANO
EE. DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO

JUVENIL
GRUPO A
GRUPO B
EE. DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
EE. TARCISIO MAIA
ESCOLA MUL. 07 DE SETEMBRO
EE. PROF. MANOEL HERCULANO
EE. 04 DE SETEMBRO
CCE
IFRN


VOLEIBOL DE DUPLAS

FEMININO
MIRIM ( GRUPO A)
INFANTIL ( GRUPO A)
ESCOLA MUL. SEVERINO BEZERRA
EIC
CCE
I.E. MUNDO DO SABER
CCE
IFRN
I.E. MUNDO DO SABER
EIC

MASCULINO

JUVENIL ( GRUPO A)
IFRN
EIC

OBS.: APENAS 01 EQUIPE (EIC) SE INSCREVEU PARA O JUVENIL FEMININO


Fonte: www.esportesantanense.blogspot.com

Postagens mais visitadas