quarta-feira, 28 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mensagem de despedida a Professora Socorro Silva



Exmº. Sr. Prefeito Dr. José Carlos Fernandes

Prezada Professora Lúcia de Fatima Costa Barnabé !

Caros colegas professores, a educação de Luís Gomes está de luto!

Neste momento, de grande pesar, procurei, na qualidade de aluno que orgulhosamente fui da Professora Socorro Silva, na qualidade de colega de trabalho e amigo de sempre, em todas as horas das quais precisei para que servisse com louvor ao nosso município, reunir forças e principalmente encontrar palavras e voz para prestar uma homenagem que todos aqui reunidos, desejariam postergar. No entanto, os desígnios de Deus, e a inexorabilidade da vida são cumpridos ao seu tempo. Neste tempo de dor e de perda irreparável devemos lembrar-nos do tempo que com ela desfrutamos, nossos melhores momentos, seus melhores ensinamentos, sua voz melodiosa a nos envolver de júbilo e de alegria.

O tempo de Socorro, para este mundo transcorreu deixando agora um vazio e ao mesmo tempo um grande legado. Os herdeiros de seu tempo, das suas maravilhosas explicações e do conhecimento histórico inigualável devem, agora, se perpetuar em cada aluno e em cada coração que de algum modo foi tocado pela sua sabedoria. Sua vida foi de luta e perseverança. Mesmo diante das vicissitudes da profissão de educadora, mãe e mulher, jamais deixou-se abater. Sempre foi referencia dentro os colegas de profissão e sempre esteve disponível ao ofertar sua voz e seu conhecimento no auxílio das mais diversas atividades.

Os filhos e o neto perderam uma mãe amorosa, virtuosa e dedicada; os irmãos perderam uma amiga, sincera, amável e amada. Nós, os educadores de Luís Gomes, perdemos uma grande incentivadora dos projetos e orientadora dos caminhos que levam a solidariedade, o companheirismo e a amizade. Mas não podemos contabilizar apenenas as perdas, é bem verdade que nessas horas, o que mais pesa é esta incomoda sensação de que Socorro nos deixou cedo demais. O fato, é que gostaríamos ainda de poder encontrá-la na Escola Pe. Osvaldo a cantar com maviosidade o hino que enaltece a educação da nossa querida Luís Gomes, ou na igreja onde entoava cantos de louvor com tanta alegria.

Mas, como bem diz o Livro de Eclesiastes, em seu capitulo 03, versículos de 1 a 22, na vida “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; [...] Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; [...] tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de guerra, e tempo de paz. [...] Assim, percebo que não há coisa melhor do que alegrar-se com tudo que Deus faz, ainda que nos tire do convívio aqueles a quem tanto amamos. O tempo de Socorro foi próspero, belo e frutífero, por isso, nossos corações estão ao mesmo tempo tristes – pela sua partida - e esperançosos das bênçãos divinas que Deus, em sua infinita bondade e sabedoria reservou para ela no reino dos céus.

Obrigado Socorro, pelos inúmeros serviços prestados ao Colégio Pe. Osvaldo e ao nosso município. Obrigado pelo trabalho prestado, pelas horas de cansaço que certamente dedicou ao oficio de ensinar, obrigado pela sua alegria e pelo seu jeito acolhedor com que sempre recebeu a todos nós.

Esteja onde estivermos sua luz permanecerá brilhando para sempre na memória daqueles que tiveram a oportunidade de dividir com você as horas de trabalho árduo e de dedicação a sala de aula. Para nós, serás sempre uma estrela que nunca perderá o seu brilho ainda que o céu de Luís Gomes se cubra de névoa nos meses de inverno.

Luís Gomes – RN, 27 de setembro de 2011.

Prof. Franklin Miguel Fernandes

Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Luís Gomes - RN

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nota de Pesar

nota de falecimento ROSA
Socorro Silva e o seu filho Leonardo

Comunicamos a sociedade luisgomense e aos amigos em geral o falecimento da Professora Maria do Socorro Silva, um exemplo de educadora, mulher, mãe, amiga ...., ocorrido no final da tarde desse dia 26 de setembro, aqui na querida Luís Gomes.

E, por oportuno, avisamos aos educadores, estudantes e pais que não teremos atividades letivas nesse dia 27 de setembro em toda rede municipal de ensino de Luís Gomes, para que se cumpra com o dever de prestar as homenagens devidas e merecidas a extinta colega.

Aos familiares nossos votos de pesar, na certeza que Deus lhes dará a força necessária para suportar tamanha dor ...

Prof. Franklin Miguel Fernandes

Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Luís Gomes - RN

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Executivo, Legislativo, Ministério Público e o Povo se unem e realizam o 1º Manifesto Pela Água de Luís Gomes

Na tarde da última quinta-feira, 22 de setembro, educadores e estudantes se uniram ao 1º Manifesto Pela Água realizado em Luís Gomes onde os diversos poderes constituídos, e o povo de mãos dadas, saíram às ruas conclamando a sensibilização do Governo do Estado para resolver o grave problema da falta d’água em toda Luís Gomes. A solução apontada pela população foi a busca de uma autorização para a construção de uma Adutora que interligue o Açude do Saco (Major Sales) ao açude de Luís Gomes. A construção da Adutora (Major Sales/Luís Gomes) é a ação viável para afastar em definitivo o fantasma da falta d’água, que além de prejudicar diretamente toda zona urbana, também atinge uma significativa parcela da zona rural, entre as mais afetadas estão a Comunidade de Coati, Lagoa do Mato e Lagoinha.

Além disso, foi enfatizado, que, a falta d’água em Luís Gomes, está prejudicando não apenas o abastecimento, mas está também interrompendo o ciclo de crescimento da economia local, através da paralisação do projeto social das hortas comunitárias (que atende mais de 35 famílias) e, sobretudo a construção civil que já contabiliza significativos prejuízos com a interrupção de inúmeras obras, ocasionando desemprego e insegurança para toda a população.

Presente a manifestação esteve o Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, o Diretor Regional da CAERN – Djalma Neres, o Promotor de Justiça – Dr. Ricardo José da Costa Silva, os vereadores Vicente Feliciano, Lindalva Batista, Maria Gerusa e Firmino Nunes, Secretários da Administração Municipal, comerciantes e, sobretudo o povo, que compareceu em grande quantidade, munidos de baldes, apitos, panfletos e faixas numa tentativa de conclamar as autoridades presentes e sensibilizar o Governo do Estado para solucionar o problema da falta d’água em Luís Gomes.

Além das explicações do Diretor Regional da CAERN, Djalma Neres e do Promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Silva, Vereador Firmino Nunes, Pastor Djalma (Assembléia de Deus), o Prefeito Dr. Carlos José Fernandes falou emocionado à multidão presente na Praça do Centenário relembrou tudo o que vem fazendo desde abril para solucionar o problema, sobretudo, apresentou documentos que comprovam as inúmeras ações tomadas pela Administração Municipal na tentativa de resolver o problema. E, disse “essa luta é uma luta de todos e, todos sintam-se convidados a unir forças em prol da resolução do problema da falta d’água. Você, por exemplo, que votou em Rosalba Ciarlini demonstre sua força junto ao governo e, também interceda nesse favor”.

Finalizando o manifesto o Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, disse que o “fornecimento de água nas escolas, hospital e centro de saúde estaria normalizado até segunda-feira, garantindo a não interrupção dos serviços essências a população luisgomense”.

veja as fotos no link abaixo:

https://skydrive.live.com/?sc=photos&cid=1bc96ea3df75b858#!/?cid=1bc96ea3df75b858&sc=photos&nl=1&uc=99&id=1BC96EA3DF75B858%21623!cid=1BC96EA3DF75B858&id=1BC96EA3DF75B858%21626&sc=photos

sábado, 17 de setembro de 2011

Bolsa Família: freqüência escolar do RN é destaque nacional

Bolsa Família

O Rio Grande do Norte tem o melhor índice de frequência escolar dos estudantes cadastrados no Programa Bolsa Família. No total 92,7% dos beneficiários estão em sala de aula. A informação foi divulgada, ontem, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e mostra que o estado saiu na frente de outros que possuem melhor estrutura econômica, como Rio Grande do Sul, o segundo colocado com 91,4%, e São Paulo, que ocupa a terceira posição com 90,8%.

De acordo com informações do MDS, o índice de monitoramento em junho e julho foi de 87% em todo o país, o que significa que, dos 16,5 milhões de alunos entre 6 e 17 anos cujas famílias recebem o benefício, 14,3 milhões tiveram registrada a presença nas aulas. Esse foi o melhor da série histórica para os meses de junho e julho. No caso do Rio Grande do Norte, não é a primeira vez que o estado se destaca no monitoramento do Bolsa Família. "Nos últimos quatro meses demos um salto. Esse levantamento é feito a cada dois meses e no último registro tínhamos 78% da frequência. Já era um índice bom e ficamos mais felizes ainda com os 92%", afirmou Luiz Eduardo secretário estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Para Luiz Eduardo Carneiro, os índices registrados pelo MDS são motivo de comemoração parao RN, tendo em vista que o estado possui uma estrutura econômica inferior a outros estados. Ele destacou ainda a parceria com as instituições bancárias que fazem os pagamentos dos beneficiários. "Não temos o controle do dinheiro que é pago aos cadastrados e contamos com essa parceria dos bancos", afirmou.

Fonte: Dnonline / www.nossariachodesantana.blogspot.com

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reunião conjunta da Educação, Saúde e Assistência Social movimenta o bairro Sol Nascente


Hoje, 16 de setembro, aconteceu no bairro Sol Nascente uma grande reunião ampliada na casa de Dona Romeira e Seu Chico com a participação dos Secretários de Educação, Saúde e Assistência Social e suas respectivas equipes.

Na oportunidade cada um dos Secretários falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e o que pode melhorar com a participação efetiva da sociedade.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destacou a importância da efetiva participação no processo educativo por ser essa uma atribuição compartilhada entre o estado pela instituição escola e pela sociedade através da instituição família. E, também pontuou a qualidade dos serviços prestados na educação como merenda escolar, transporte, material escolar, fardamento e outros. Por fim, conclamou os pais que ainda não são alfabetizados ou que abandonaram a escola para que voltem a estudar o mais breve possível.

Veja as fotos no linck abaixo:

https://skydrive.live.com/?sc=photos&cid=1bc96ea3df75b858#cid=1BC96EA3DF75B858&id=1BC96EA3DF75B858%21538&sc=photos

Secretaria de Educação reunirá educadores lotados na Zona Urbana para treinamento sobre o PSE

No próximo dia 23 de setembro a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estará reunindo todos os educadores que trabalham nas escolas municipais urbanas para serem capacitados pelas Equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família) e demais membros da Equipe de Saúde, com relação ao PSE – Programa Saúde na Escola, que é uma ação conjunta da educação com a saúde e, que objetiva além de desenvolver ações pontuais, propiciar aos educandos trazer informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, como aparecimento de espinhas, orientação sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, tabelas de vacina, saúde bucal, alimentação e muito mais.

Para a realização dessa ação as aulas serão suspensas, no dia 23 de setembro, nas seguintes escolas: Creche Senhora Santana, Creche São Francisco das Chagas, Escola Municipal Professor Dubas e Colégio Municipal Padre Osvaldo.

A participação de todos os profissionais da educação, das escolas envolvidas é esperada e, já é certo que os secretários das pastas envolvidas já confirmaram presença, bem como uma equipe da Secretaria de Assistência Social.

Disposição final dos resíduos sólidos domiciliares é tema de projeto na Unidade de Ensino José Paulino no Distrito de São Bernardo




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O projeto intitulado “O Nordeste na História e na Literatura”, leva alunos do C. M. P. O. a aula-passeio na cidade de Exú – Pernambuco


Os professores da Sala de Leitura do Colégio Municipal Pe. Osvaldo, desenvolveram com sucesso o projeto: “O Nordeste na História e na Literatura de Cordel”, trabalhando as poesias de Patativa do Assaré, as músicas de Luis Gonzaga e a história de Pe. Cícero – O Apóstolo do Nordeste, culminando com uma aula-passeio à cidade de Exú – Pe, onde na oportunidade visitaram a fazenda Caiçara onde nasceu Gonzagão, o Parque Asa Branca, o museu do Gonzagão, além do Memorial Bárbara Alencar. Todos esses conhecimentos serão repassados as demais turmas do colégio.

Parabéns a toda família do Colégio Municipal!








A







Postagens mais visitadas