terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Frota de ônibus escolares passa de 2 para seis




Iniciamos o ano de 2013 com apenas 02 ônibus escolares, entretanto, a quantidade atual da nossa frota escolar é de 06 ônibus. Os últimos ônibus são oriundos do PAR (Plano de Ações Articuladas da Educação)   - 02 e, 02 oriundos de emenda do Senador José Agripino Maia.
Os dois últimos ônibus forma entregues a municipalidade em solenidade ocorrida na Praça de Eventos de Pau dos Ferros, na tarde do último sábado, dia 23 de fevereiro.
Com esse número de veículos, boa parte dos estudantes passa a ser transportados com maior conforto e segurança e, assim sendo o transporte por meio de caminhonetes ficará restrito apenas as “pontas de linha”, locais onde não é possível o tráfego seguro dos ônibus.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coordenação de Esporte tem novo titular


Portaria datada de 14 de fevereiro, oriunda do Gabinete do Prefeito Municipal de Luís Gomes e assinada pelo Prefeito Dr. Francisco Tadeu Nunes, nomeia o Professor Parcifal Pereira para a função de Coordenador de Esporte do município.
Parcifal Pereira como é conhecido pela sociedade luisgomense, tem formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, atuando há vários anos na rede municipal de ensino, cuja competência não se limita apenas a docência, se estende ao esporte, destacando como um grande comentarista e narrador esportivo, tanto do esporte amador pelos diversos municípios da região, além de uma destacadíssima atuação em diversos veículos de comunicação da Paraíba, como repórter, comentarista e narrador em jogos do Campeonato paraibano e até mesmo do Campeonato Brasileiro.
A expectativa dos desportistas de Luís Gomes é que o Professor Parcifal Pereira possa cada vez mais envolver as equipes de futebol de campo da zona rural e urbana, fortalecer e dinamizar o Campeonato Municipal, buscar ofertar novas modalidades de esporte, regatar o mais tradicional e consagrado time de Luís Gomes 26 de Julho, na condição de seleção luisgomense, dentre outras ações.
Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria responsável pelas ações esportivas da às boas vindas ao novo integrante da equipe e, informa aos web leitores que a partir de hoje, no blog  www.educaluisgomes.blogspot.com você encontrará  também as notícias do esporte.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

I Encontro de Formação Continuada de Educadores de Luís Gomes e sorteio dos professores para zona rural



Conforme anunciado na abertura Semana Pedagógica pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Prof. Franklin Miguel Fernandes, teve início no último dia 15 de fevereiro, o programa próprio da Secretaria intitulado de Programa de Formação Continuada de Educadores de Luís Gomes, que iniciou com o estudo do livro “Como desenvolver as competências em sala de aula”, do célebre autor Celso Antunes.
O encontro ocorreu nas dependências do centro Comunitário Paroquial e foi coordenado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e, contou com forte presença dos educadores de toda rede.
No encontro esteve presente o Secretário, Prof. Franklin Miguel Fernandes, que fazendo uso da palavra destacou “A LDB de 1971, a lei 5692, em seu artigo 38 já previa o estimulo a formação continuada, mas foi verdadeiramente a LDB de 1996, a lei 9394, no artigo 63 § III e artigo 68, § II e V  que de fato estimulou  a política de formação continuada dos professores, o investir em sua formação e  o assegurar de melhorias das condições de trabalho, o que representa uma grande conquista para todos nós professores. (...) faço minhas as palavras do grande educador Libâneo, quando afirma “... a formação continuada pode possibilitar a reflexibilidade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las”. De fato, não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções, de preferência, mediante ações coletivas.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


A Semana Pedagógica debate: “Professor: o saber, a ética, o trabalho e o compromisso fazem a diferença”


 FOTOS DO 1º DIA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013


FOTOS DO 2º DIA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013


FOTOS DO 3º DIA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013

FOTOS DO 4º DIA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2013

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou no período de 05 a 08 de fevereiro, no Centro Comunitário Paroquial, a tradicional Semana Pedagógica com o tema central “Professor: o saber, a ética, o trabalho e o compromisso fazem a diferença”.
O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Prof. Franklin Miguel Fernandes, que em seu pronunciamento enfatizou “Para sermos professores de sucesso nesse novo tempo, tempo em que nota não é só para aluno, mas também para escola e pela nota da escola se deduz uma possível nota ao professor. Devemos, pois, repensar nossas ações, nossos atos no exercício sublime do magistério, uma das três mais importantes profissões no entender do saudoso Rui Barbosa e, nesse repensar devemos voltar a dar a atenção e o valor merecido e devido ao planejamento, pois sem ele jamais poderemos lograr bom êxito e, tão pouco nossos alunos, dentre outros temas pertinentes a educação”.
O secretário finalizou suas palavras citando Provérbios, onde se lê “com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece: E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força”.
Também estiveram presentes Secretários, Vereadora Maria Gerusa, representando os demais vereadores e a Vice Prefeita Dra. Antonia Gomes Abrantes Barbosa, que na oportunidade representou o Prefeito Dr. Francisco Tadeu Nunes, que cumpria agenda administrativa em Natal.
Dra. Antonia Gomes Abrantes Barbosa, Vice Prefeita, fazendo uso da palavra destacou a importância do evento, a sua grandiosidade e a oportunidade de se buscar novos conhecimentos, além de um grande balanço sobre os dados da educação obtidos em 2012 e o projetar de ações para 2013.
No primeiro dia também tivemos a brilhante palestra proferida pela Professora Mestranda Mary Carneiro de Paiva, que abordou a temática central da semana com maestria, ressaltando a importância da junção do saber, da ética, do trabalho e do compromisso para o sucesso da ação educativa, que deve garantir a aprendizagem de todos e, sobretudo dos mais humildes.
Quem também contribuiu de forma significativa com a discussão do tema foi o brilhante Professor Marciel Carlos que canalizou o debate para a ética e o planejamento, demonstrando maturidade, segurança e profundidade no assunto.
Além das citadas palestras, tivemos também diversas discussões e apresentação de dados sobre o Se Liga e Acelera Brasil, Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, Ada e Adinha, IDEB, Taxas de Rendimento e Movimento, dentre outros assuntos e, da participação marcante da Professora Berenice da UERN/CAMEAM que juntamente com um grupo de alunos expôs um pouco mais sobre o seu projeto de pesquisa e realizou uma atividade prática sobre gênero e diversidade na escola.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Postagens mais visitadas