sábado, 4 de outubro de 2008

Inscrição para o Encceja começa na segunda

Os interessados em obter certificação para os ensinos fundamental e médio devem ficar atentos. Na próxima segunda-feira, 6, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre o período de inscrições ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2008.
O exame tem o objetivo de avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz quatro provas e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência da etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou nas agências dos Correios, até 31 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro nos municípios que aderiram ao exame.A adesão ao Encceja é feita pelas secretarias de educação de estados e municípios e é voluntária. Para 2008, a expectativa é que mais de um milhão de pessoas faça o exame. Caso o aluno queira fazer a prova, mas o município onde mora não tiver aderido ao exame, ele poderá se inscrever para fazer a prova no município mais próximo onde ela for aplicada.
Pela primeira vez, as inscrições poderão ser feitas diretamente na página eletrônica do Inep. É só clicar na página e entrar com o nome de usuário e senha. Se o estudante tiver participado das edições anteriores do exame, os dados serão os mesmos. Se for a primeira vez, é necessário se cadastrar. Ao preencher as informações solicitadas, o candidato se inscreve e pode escolher a prova que fará. Para saber o passo a passo da inscrição, basta fazer o download do Manual 2008 . Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, desta forma, obter aprovação em cada prova separadamente. No nível fundamental, as disciplinas são: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; matemática; e ciências naturais. No ensino médio, as provas compreendem as seguintes áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Outras informações estão disponíveis na página eletrônica do Encceja.
Assessoria de Imprensa do Inep
Matéria publicada em:

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas