sexta-feira, 13 de março de 2009

Secretaria de Educação inicia trabalho em prol da correção de fluxo

A Administração Municipal – “O progresso continua”, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto iniciou essa semana por meio do MEC/FNDE e Instituto Ayrton Senna um grande projeto de correção de fluxo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de toda a rede municipal urbana, haja vista que a situação atual do país aponta um cenário de 33,2 milhões de crianças matriculadas, sendo que 27% repetem e/ou evadem da escola a cada ano, o que significa 8,9 milhões de crianças com um futuro comprometido e, o panorama municipal também apresenta números preocupantes, o que fez com o Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, assinasse no último dia 11 de março Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ayrton Senna para através da metodologia dos programas ACELERA BRASIL e SE LIGA alfabetizar os que ainda não estão de fato e de direito alfabetizado e corrigir a distorção idade/série.

Para tanto a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto já está em campo, conscientizando a equipe gestora da escola e, hoje, iniciou a aplicação do Teste Diagnóstico de Alfabetização com todos os alunos do 2º ao 5º ano, visando identificar os que não estão alfabetizados, para a partir daí conhecer o universo do SE LIGA. O universo do ACELERA BRASIL será identificado após a análise de todo o elemento de matrícula e, será constituído por alunos que está há mais de dois anos numa mesma série.

O SE LIGA e o ACELERA BRASIL reúnem um conjunto de princípios, metodologias educacionais, técnicas, práticas, processos e materiais pedagógicos pensados e planejados para ampliar as oportunidades de desenvolvimento de alunos. Esses programas se apóiam a partir dos quatro pilares da educação, definidos pela UNESCO.

Para a boa execução desses programas toda a equipe da escola envolvida nos programas será treinada pela equipe do Instituto Ayrton Senna, sendo as turmas formadas com no máximo 25 alunos e, para cada oito turmas um supervisor, além do coordenador municipal que tem como incumbência acompanhar in loco o desenrolar dos programas, que no final do ano passarão por uma avaliação externa.

Acredita-se que essa ação-processo desencadeada pelos programas já mencionados irá fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que possamos garantir as crianças e jovens não apenas acesso e permanência, mas aprendizagem.

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