sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dados de Identificação

Professora: Josefa Gilsileide Fonseca

Creche Santo Antõnio / Sítio Pitombeira

Município – Luís Gomes_RN

Faixa Etária Atendida Pelo Projeto: 4 e 5 anos


Desafios de um Novo Tempo: uma educação para emancipação


A partir da realidade das crianças, inúmeras oportunidades de construção e ampliação de conhecimentos sobre o mundo social e natural podem ser explorada.

No decorrer do meu trabalho, percebi que algumas crianças mostravam um comportamento disperso. Assim, a falta de interesse, a dificuldade de integração, cooperação e participação eram constantes. Diante disso, resolvi fazer uma visita aos pais das crianças e, constatei que a maioria vivem em lares desajustados nos quais frequentemente presenciam brigas e outras formas de violência. O resultado disso tudo repercute de forma negativa na escola, pois algumas crianças, por serem agressivas, geralmente, sentem dificuldades em se relacionar com os demais.

O projeto Que Bicho é esse? Implementado na Creche e Pré – escola Santo Antônio, situada no Sítio Pitombeira na cidade de Luís Gomes, onde a mesma atende a 30 crianças de baixa renda, onde a maioria são filhos de agricultores.

O tema para o projeto surgiu a partir da realidade vivida pelas crianças. Percebi que os recursos que estava sendo utilizado, em partes, eram estranhos para elas, então, foi a partir desse momento que passei a observar as brincadeiras e as conversas das crianças e constatei que as mesmas falavam muito em animais e suas brincadeiras eram sempre de imitar animais. Depois de constatada a situação desenvolvi o projeto “QUE BICHO É ESSE”?

O objetivo principal do projeto era fazer com que as crianças percebessem a importância dos animais, estabelecendo algumas relações com o conteúdo trabalhado e destacando a necessidade de respeitar os animais, bem como o ser humano, pois as crianças batiam nos colegas como se estivessem batendo em animais e, esse projeto foi relevante para se trabalhar o respeito ao próximo.

Assim, iniciei com uma roda de conversa para detector os conhecimentos prévios das crianças. Com a ajuda dos pais, foram realizadas pesquisas em livros. Selecionei alguns materiais e montamos cartazes na sala. Muitas histórias todas referentes a animais feitas por mim algumas adaptações tais como: OS TRÊS PORQUINHOS, O CORDEIRO E O LOBO, A CIGARRA E A FORMIGA, A ARCA DE NOÉ entre outras subsidiaram nossas rodas de conversa. Naquele momento, as crianças tiveram a oportunidade de expor suas idéias, relater fatos vivenciados e observados. Diariamente faziamos passeios para observar a vida dos animais bem como seu habitat natural. Trabalhei também com algumas músicas infantis, mas sempre buscando fazer com que as aulas fossem significativas para as crianças e não apenas um passa tempo.

As crianças fizeram uso de materiais diversos para desenhar, pintar, recortar e colar. Montamos um livro de relatos onde as crianças relatavam experiências que tiveram com animais e por ultimo, convidamos os pais para prestigiarem os trabalhos que as crianças fizeram.

Vale ressaltar, que para todas as aulas trabalhadas, foram usados recursos confeccionada pelos próprios alunos tais como: TELEVISÃO DE CAIXA DE PAPELÃO PARA CONTAR AS HISTÓRIAS, MICROFONE DE PAPELÃO PARA AS CRIANÇAS RELATAR SUAS EXPERIÊNCIAS ENTRE OUTROS.

Apesar do tema do projeto está diretamente vinculado à natureza e a sociedade, trabalhamos também outras áreas do conhecimento de forma integrada, buscando uma aprendizagem mais ampla e significativa para as crianças.

Tudo isso permitiu avaliar nosso projeto e a conclusão foi positiva. A indisciplina e a falta de interesse deram lugar á participação e ao envolvimento coletivo. Na verdade, está foi uma experiência de grande repercussão na comunidade, principalmente pela realização das atividades lúdicas, que por sua vez, privilegiaram o grande potencial das crianças.

Estou divulgando a eficiência desse projeto, para que os colegas educadores que desajarem implantá-lo na sua sala de aula, possam alcançar os objetivos que alcancei, que foi uma aprendizagem significativa.


PROFª. JOSEFA GILSILEIDE FONSECA

CRECHE E PRÉ – ESCOLA SANTO ANTÔNIO

SÍTIO PITOMBEIRA / LUIS GOMES_RN



Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas