segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escolas do 1º ao 5º ano aplicam Provinha Brasil

Durante toda a semana a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, Diretores de Escola e Coordenadores estiveram aplicando a Provinha Brasil em todas as escolas da rede municipal de ensino que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental, nas turmas de 2º ano.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental, com a intenção de oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade.

No caso específico da rede municipal de ensino de Luís Gomes a Provinha Brasil desse primeiro semestre de 2011 permite aos professores e a toda equipe técnico-pedagógica fazer um comparativo com o resultado obtido com a ADA – Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem, aplicada no primeiro mês de aulas de 2011 e, que classificou todos os alunos do 2º e 3º ano conforme o seu nível de aprendizagem e, sobretudo permitir uma reflexão e ação bem mais embasada na realidade detectada por meios dos exames.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que “avaliar o nível de aprendizagem de forma sistemática a partir do ciclo de alfabetização é o caminho para corrigir as grandes defasagens de aprendizagens ainda existentes no sistema educacional brasileiro.”

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas