segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Semana Pedagógica 2010 é realizada com a participação efetiva dos professores


Durante o período de 27 a 29 de janeiro de 2009, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Luís Gomes, realizou no Centro Comunitário Paroquial, a tradicional Semana Pedagógica que teve como tema central “Profissão Professor: um sacerdócio de amor, coragem e perseverança”.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, Secretário de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes, Secretários da Administração Municipal, Diretores de Escola, Equipe Técnica da Educação e dos professores. Na oportunidade o Secretário Municipal de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes, destacou as ações realizadas pela administração “Compromisso com o futuro” no ano de 2009, elencando dentre outras a recuperação total das escolas Rafael Gomes de Lima, Hermogenes Batista e Professor Dubas, construção da escola do Sítio Arara e a institucionalização do Polo Universitário e, ainda elencou uma série de ações a serem desenvolvidas em 2010 e, destacou a formação dos professores, kit escolar e os programas de correção do fluxo e, finalizou afirmando “É pela escola que podemos melhorar a sociedade em que vivemos, ensinando desde cedo a criança o caminho da paz, do amor, da solidariedade, da justiça e, sobretudo fazendo com que cada uma compreenda que tem que desenvolver seu talento, suas competências, sua inteligência, para com isso ajudar a colorir o nosso município e a nação brasileira com os ares e frutos do progresso, da justiça social e, se isso acaso não for feito, se as crianças deixarem a escola, deixarem de buscar desenvolver seus talentos, suas competências, sua inteligência, estarão abandonando elas mesmo e, consequentemente seu município, a nação a qual faz parte.”

O Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, fez uso da palavra e destacou de modo enfatico as ações da administração municipal “Compromisso com o futuro” em favor de uma educação de qualidade e para todos, enumerando algumas: atualização do Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério Publico Municipal, ação pioneira em toda a região e, o único município que projetou o piso salarial de 40 horas acima do indicado pelo MEC ( hum mil e cinquenta reais); reformas de escola; construção da escola do Sítio Arara; aquisição de um microônibus em parceria com o FNDE/MEC para o transporte escolar dos estudantes mais distantes do centro da cidade.

Dr. Carlos José Fernandes, Prefeito Municipal, também destacou em seu pronunciamento que no primeiro dia de aula de 2010 (1º de fevereiro) todos os estudantes estariam recebendo um bom kit de material escolar, ficando desse modo os pais desobrigados dessa despesa, que para alguns possa ser insignificante, mas que para a grande maioria será de uma grande valia; sorteio de quatro computadores no 1º dia de aula para os alunos; aquisição de novas carteiras para todas as escolas da zona rural e, até meados de abril fardamento para todos os estudantes.

Na sequência dos trabalhos contamos com a contribuição do Professor Rodrigo Santos, da Fundação Educacional Lica Claudico, que ministrou significativa palestra demonstrando aos presentes a importância do sorrir, do está motivado e do motivar o outro para a vida e para o processo de ensino apredizagem.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação apresentou e comentou 50 ideias para 2010; as atribuições da equipe gestora; dez questões para a equipe gestora pensar; os programas Se Liga, Acelera Brasil, Escola Ativa e Olimpíada de Língua Portuguesa; condicionalidades do Bolsa Família / educação; Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.

Outro ponto alto da Semana Pedagógica foi a palestra/ofícina com o Professor Edimar....sobre a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, onde foi destacado desde o percurso histórico até a atualidade, mostrando-lhes detalhadamente as mudanças, a queda de acentos, o fim do trema, o dobrar de letras, dentre outras alterações.

Encerrando os trabalhos da Semana foi apresentado pelo Secretário Municipal de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes, o Calendário Escolar 2010, tendo sido destacado pelo mesmo que “O Calendário Escolar 2010 atende em 100% as orientações legais, nele está assegurado os 200 dias letivos, o que nos garante antecipadamente que o aluno matriculado na rede municipal terá maiores oportunidades de aprendizagem”.













Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas