domingo, 14 de agosto de 2011

Estudantes de 10 a 19 anos receberão Caderneta de Saúde







A caderneta de saúde do adolescente é um importante instrumento de cidadania para os adolescentes. Fruto de um trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, através da área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem.

Os adolescentes e jovens com idade entre 10 a 19 anos, das escolas cadastradas no Programa Saúde na Escola, vão receber a caderneta de saúde. Em trinta e seis páginas, vão estar dicas e temas de interesse dos adolescentes. Informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, como aparecimento de espinhas, orientação sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, tabelas de vacina, saúde bucal, alimentação e muito mais. Meninos e meninas vão ter cadernetas com informações específicas para cada público.

Na caderneta das meninas, tem informações como à tabela do ciclo menstrual, por exemplo, enquanto na dos meninos, assuntos como o uso correto da camisinha vão ser abordados.

Antes da distribuição das cadernetas, que deverá acontecer em setembro, os profissionais da educação serão treinados para que possam utilizar a Caderneta de Saúde da melhor forma possível, juntamente com a equipe do PSE responsável por cada escola cadastrada e, conseqüentemente fazer com que os jovens tenham mais conhecimento sobre seu corpo e, de posse desse conhecimento possam agir de forma mais responsável, não deixando de lado, por exemplo, de cumprir rigorosamente o calendário de vacinação, que não de encerra na fase da infância como muitos ainda pensam.

Para o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Prof. Franklin Miguel Fernandes, essa ação conjunta da Saúde e da Educação será exitosa e de uma grandeza incalculável, pois de uma só vez estaremos levando ação e informação a todos os jovens dessa faixa etária, permitindo-lhes ter não apenas informação, mas também a ação concreta.



clique aqui - Meninas


Clique aqui - meninos

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas