sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Município de Luís Gomes se prepara para iniciar atividades do Programa de Esporte e Lazer na Cidade-PELC

Foi realizada, recentemente, em Luís Gomes, localizado no Alto Oeste potiguar, a capacitação dos agentes sociais integrantes do Programa Esporte e Lazer na Cidade–PELC, que está sendo implantado naquele município.

O treinamento foi ministrado pela formadora, Carmem Lília da Cunha Faro, e utilizou técnicas como questionários, discussões, oficinas, leituras e dinâmicas, com o objetivo de condicionar os coordenadores e agentes sociais para a boa execução de todas as atividades desenvolvidas pelo Programa, com o objetivo de atingir todas as metas preconizadas pelo Ministério do Esporte.

A equipe do PELC na Terra de Senhora Santana é formada pelo Coordenador-Geral, Feliciano Neto de Oliveira, Coordenador de Núcleo, Francisco Freitas e os Agentes Sociais, Francisca Renata, Carlos André, Francisca Fatiane, Pedro Almeida, Yusney Márcio, Jailson Amaro e Ozeano Paulino (suplente).

O cadastramento dos beneficiários, que é extensivo a todas as pessoas, independentemente da idade, está acontecendo durante todo mês de janeiro.

O PELC ofertará as modalidades esportivas futebol, futsal, vôlei e capoeira. Além delas, haverá oficinas de danças, teatro e artesanato. Somado a esses ingredientes, ainda terá jogos e atividades lúdicas.

Na solenidade de abertura dos trabalhos, que acontecerá no mês de fevereiro, haverá uma grande movimentação sócio-cultural, com apresentação artística, participação de palhaços, amostra das oficinas e muitas brincadeiras.

Saiba mais sobre o PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade

O Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC foi elaborado pelo Ministério de Esportes do Governo Federal para atingir dois objetivos principais: democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Portanto, nas suas ações, o programa visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo, em situações de vulnerabilidade social e econômica.

Sua gestão está referenciada em princípios construídos, historicamente, através de experiências de administrações do campo democrático e popular, quais sejam: descentralização administrativa, gestão participativa, controle social, transparência e ética social. Os indicadores de avaliação utilizados para monitorar a implementação do programa são pautados por categorias de eficiência, eficácia e efetividade social.

O Ministério do Esporte tem a compreensão que o papel ocupado pelo esporte e o lazer no mundo contemporâneo não pode ser outro que não o de instância de emancipação e desenvolvimento humano. Imperioso se faz, portanto, dar às políticas públicas esportivas e de lazer as condições necessárias para que tais objetivos sejam, impreterivelmente, alcançados.


Fonte: www.blogdocapote.com

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas