quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Semana Pedagógica é iniciada com discurso acalorado e presença efetiva dos professores







A Administração Municipal – O Progresso Continua, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto deu início a Semana Pedagógica 2009, que traz o tema “O Direito de Aprender” e se prolongará até o dia 13, sendo que dia 13 a programação será em cada escola.

Abrindo os trabalhos o Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, justificou a ausência do Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, que encontra-se em Brasília, capital da República, participando do Encontro Nacional dos Prefeitos, evento da mais alta relevância, haja vista que o Senhor Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e boa parte de seus ministros estarão anunciando a repactuação do PAC, Plano de Aceleração do Crescimento, dentre outras ações do governo, com o intuito de minimizar os efeitos da crise econômica que tem roubado a cena e, preocupado os governantes. E, disse que o propósito da Administração é fortalecer as escolas, no sentido de fazer com que todas possam oportunizar a todos condições de acesso, permanência e comprovada aprendizagem, sendo que para tanto não medirá esforços no sentido de qualificar os professores, propiciando uma política permanente de formação continuada para os professores, provendo as escolas de boas condições, garantindo uma adequada merenda escolar para todos os estudantes - inclusive EJA, transporte escolar exclusivo para os estudantes com adoção da Carteirinha do Estudante, dentre outras ações que oportunamente serão anunciadas pelo Prefeito, um Prefeito que acredita na educação e, que não medirá esforços no sentido de garantir o fortalecimento crescente da rede com qualidade.

Em seguida o Secretário passou a ler a mensagem na Secretaria Municipal de Educação aos professores por ocasião do início do ano letivo, que segue na íntegra: “Bom dia professores, diretores, técnico-administrativos, autoridades aqui presentes, sejam bem-vindos para o ano letivo 2009!

Caros colegas, enquanto vocês desfrutavam das merecidas férias nossa equipe estava aqui preparando a rede municipal de ensino para melhor recebê-los para mais um ano letivo.

Quero aqui inicialmente dizer que a Administração Municipal, na pessoa de seu dirigente maior, Dr. Carlos José Fernandes, tem ciência dos desafios que temos pela frente, como melhorar o IDEB de nossas escolas, garantir uma melhor infra-estrutura física, mas que sabe também que o caminho ainda é a educação, base estruturante de toda e qualquer sociedade civilizada.

Sabendo ser a Semana Pedagógica o carro chefe de um conjunto de ações a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo que se inicia, a Administração Municipal propiciará o debate acalourado de dois temas que julga-se ser da mais alta relevância: o resgate da Educação de Jovens e Adultos e a Inclusão, dentre outros assuntos não menos importante como: a análise do IDEB de nossas escolas, o Selo Unicef e a participação da família.

É oportuno dizer-lhes que gerir o melhor possível, educar o melhor possível, aprender o melhor possível e acompanhar o melhor possível as mudanças da educação deve ser meta de cada um e, não apenas daqueles a quem fora confiado o controle administrativo. Quero aqui relembrar, nobres profissionais da educação, que a Educação não depende apenas do esforço solitário do professor, mas depende da contribuição de todos, da simbiose de esforços dos órgãos de gestão, docentes, pais e, particularmente, dos alunos, que no início de cada ano letivo devem interiorizar, juntamente com os seus pais, que aprender exige esforço, dedicação e cumprimento de regras, para que o seu trabalho e o trabalho dos seus professores possa surtir o efeito esperado. Mas, aqui enfatizo que cabe de modo especial ao professor, agente da transformação por excelência, procurar de forma incansável fazer com a família seja cooparticipativa da ação-processo de educar, pois como diz a nossa Carta Magna,’ Educar é dever do estado e da família”, mas sabendo e conhecendo a família de nossas crianças e jovens, conclamo-os a insistir, persistir na conscientização da família, no fazer enxergar que a escola é por natureza aquela que conduz ao sucesso, a jóia mais valiosa de todos os tempos – O CONHECIMENTO, moeda de ouro como dizia o saudoso Pe. Antonio Vieira.

Aqui vos digo em alto e bom som, que há quem diga que os governos só festejam e só marcam presença nas festas de inauguração de praças, estradas, fábricas. Que só comemoram o aumento do FPM, no caso dos pequenos municípios, como é o nosso e, naturalmente deixam de lado o início do ano letivo, mas em Luís Gomes isto é bem diferente, o Governo, faz questão de trazer a sua mensagem, uma mensagem de encorajamento, de realismo, de valorização, de acreditar que o mundo, que nossa Luís Gomes pode e, será melhor com o crescente investimento na educação, tanto é que hoje já é cidade universitária, para glória e orgulho de sua gente.

Por fim, encerro minhas humildes palavras fazendo minhas as palavras do grande educador e Senador da República Cristovam Buarque “o início das aulas é o início de um novo tempo, o primeiro dia do futuro de cada criança e, conseqüentemente, do país.”

Sucesso a todos na nova jornada e, que tenham por certeza que a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto será guardiã na defesa de uma escola pública que oportunize acesso, permanência e aprendizagem, pois não resta dúvidas que escola boa é aquela que o aluno aprende.

Avante educadores dessa Luís Gomes progressista! “

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ismar Ferreira, também usou da palavra e disse que está satisfeito com o empenho e a determinação da Administração que se inicia, pois a cada dia que passa tem dado provas de seu comprometimento com a causa da educação e, finalizou dizendo que o Poder Legislativo será sempre um parceiro da Administração, no sentido de viabilizar a aprovação e captação daquilo que for bom para povo, afinal “estamos a serviço do povo, que pelo soberano direito do voto, nos confiou a missão de os representar”, disse o Presidente Ismar Ferreira.

Logo em seguida a Professora Fátima Felipe iniciou sua palestra que abordou o resgate da Educação de Jovens e Adultos, uma das bandeiras da Administração Municipal, no âmbito da educação, por compreender que grande é a dívida social que o estado tem para com aqueles que não conseguiram aprender a ler e escrever no tempo certo, tendo sido a mesma aplaudida por todos e, respondido a diversas perguntas dos participantes, ficando todos por demais satisfeitos e, cientes que a EJA é parte integrante da escola, não sendo admissível deixá-la em segundo plano. O seu sucesso não depende apenas da ação governamental, mas sobretudo do envolvimento e comprometimento de todos, afinal somos nós a escola.

Fechando os trabalhos do dia a Equipe da Secretaria passou alguns de seus informes, tendo destacado os indicadores do IDEB e EJA.


Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas