terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Secretários voltam à sala de aula

Fortaleza — Secretários de educação de municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte voltaram à sala de aula na manhã desta terça-feira, dia 17. Durante uma hora e meia, os 315 participantes do encontro com técnicos do Ministério da Educação, em Fortaleza, exploraram os conteúdos educacionais do computador portátil doado pelo MEC a cada município para uso do gestor.

Os técnicos mostraram o funcionamento do computador de forma didática — como ligar, como ter acesso à internet, onde encontrar os programas de cada secretaria e as ações dos diversos órgãos do MEC voltadas para a educação básica. Entre os programas estão os de transporte e da merenda escolares, o do livro didático e o da biblioteca na escola, os planos de ações articuladas (PAR) e as formas de acompanhar sua execução, o financiamento de creches e o programa da escola em tempo integral.

Na avaliação da secretária de educação de Graça (CE), Rita Maria de Souza Lima, o acesso ao computador e à internet fortalece o trabalho de gestão. A 310 quilômetros de Fortaleza, Graça tem 26 escolas de ensino fundamental, nas quais estudam cerca de cinco mil alunos.

Hilda da Silva Melo, secretária de educação de Jandaíra (RN), não perdeu nenhuma dica passada pelos técnicos em computação. Ela anotou cada passo, da senha ao modo de consultar os programas. Segundo Hilda, há quatro anos ela não participava de uma aula tão prática e com conteúdos interessantes para o cotidiano do gestor. A secretária também aproveitou para esclarecer uma dúvida. Como em Jandaíra o acesso à internet é feito via rádio, ela quis saber se o computador funcionaria na cidade. Os técnicos do MEC explicaram que o computador está configurado para ter acesso à internet em todos os formatos.

Programa — Ainda nesta terça-feira, os secretários ouvirão explicações sobre os PAR, com diagnósticos e planejamento da educação municipal até 2011. A apresentação dos planos caberá à secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. À tarde, serão apresentados os programas Brasil Alfabetizado, Mais Educação, Educação do Campo e ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), além do Portal do Professor. À noite, será realizado painel sobre a formação de profissionais da educação.

Para ler a matéria na sua totalidade e contexto, acesse:http://www.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12122

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas